Menu

domingo, 19 de janeiro de 2014

Receita: Omeletes de Bacalhau

Omeletes recém preparados, prontos para ir para mesa
Olá para todos! Mais um domingo de sol intenso aqui no Rio de Janeiro, apesar da previsão ter sido de chuva! Amanhã tem feriado aqui na cidade maravilhosa, então, quem ficou por aqui, está feliz da vida com esse solzão. Ou talvez nem todos. Apesar de gostar de calor, sinto muita falta de um dia frio de vez em quanto.

Já que a maioria das pessoas quer mais é curtir esse tempo bom, vou passar para vocês uma receita rápida e prática, mas que mesmo assim não fica para traz. Costumo dizer que o bacalhau é um peixe muito fácil de se trabalhar. Juntando isso, com uma receita bem prática, o que temos? Estes apetitosos omeletes de bacalhau, que você não deve demorar mais que 20 minutinhos para preparar. Fácil? Mais fácil ainda é comer!

Sem mais papo, vamos ao trabalho.

Características


CategoriaPrato Principal
Tempo de preparoAproximadamente 20 minutos
Rendimento5 omeletes
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes




- 6 ovos brancos graúdos
- 2 ramos de cebolinha e 4 ramos de salsinha
- 300g. de bacalhau desfiado dessalgado
- 3 colheres de sopa de azeitonas preta
- orégano e sal a gosto











Preparo


Vamos começar dando uma leve grelhada no bacalhau. Certifique de que ele esteja dessalgado corretamente antes de começar a preparar esta receita.

Pegue uma frigideira grande, aplique um pouco de azeite, utilizando um papel toalha para espalhar pela superfície da frigideira, e coloque todo o bacalhau, assim como a azeitona preta. Deixe pegando uma leve cor, não precisando ficar mais do que 5 minutos.

Pique bem a salsa e a cebolinha em pedaços pequenos. Em um recipiente, coloque os 6 ovos, a salsa e a cebolinha, algumas pitadas de orégano e algumas pitadas de sal. Pegue o bacalhau com azeitones e acrescente à mistura. Bata bem, até formar uma mistura homogênea. 

Em uma frigideira média ou uma omeleteira, vá despejando porções da mistura para o omelete até preencher toda superfície da frigideira. Deixe fritando um pouco, sem queimar o fundo, a após alguns segundos, utilizando uma espátula, vire a omelete. Deixe mais alguns segundos e reserve em um prato raso. Vá repetindo o processo até que toda mistura tenha sido utilizada. Com os ingredientes sugeridos, deve dar para fazer de 4 a 6 omeletes, dependendo do tamanho de sua frigideira, mas você pode facilmente diminuir ou aumentar a quantidade mudando a quantidade de ingredientes. Bem simples, não?

Acompanhe um arroz e sirva imediatamente!

Omelete de bacalhau, uma receita simples mas deliciosa!
Vamos ficando por aqui meus caros, mas em breve daremos continuidade aos posts da viagem aos EUA!

Abraços!



sábado, 11 de janeiro de 2014

Receita: Salada de Kani com Frango e Molho de Mostarda e Mel

Uma salada rica em proteínas para os malhadores de plantão
Meus caros colegas, como vão? Está um calor de matar aqui no Rio de Janeiro, meu deus do céu. Nesses últimos dias, a média de temperatura está acima de 30° graus C. Na semana passada, dizem que a sensação térmica chegou a 50°!

Como muitos sabem, alguns por experiência própria, calor e comida pesada não dão muito certo. Quando rola aquela costelinha, feijoada no domingo, debaixo daquele calor escaldante, parece que a gente fica andando na lua de tão pesado que fica. Comer é bom né gente, acredito que falo por todos nós, mas sinceramente, nesse calor, uma comidinha leve não cai mal.

Para hoje temos esta bela salada, que reúne diversos ingredientes leves e gostosos, e uma bela dose de proteína com baixo teor de gordura, importante para quem se exercita. Para completar, um delicioso molho de mostarda e mel, que cai muito bem neste prato em minha opinião. Vamos ao trabalho?

Características


CategoriaSaladas
Tempo de preparoAproximadamente 30 minutos
Rendimento3 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes




- 8 folhas de alface americana frescas
- 6 folhas de alface roxa fresca
- 16 tomates cereja
- 5 ramos de cebolinha
- 250g de filé de frango
- 1 dente de alho
- 250g de kani
- 3 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade
- 3 colheres de sopa de mel
- 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico



Preparo

Lave bem todas as folhas, os tomates cereja e a cebolinha, debaixo de água corrente, uma a uma. É importante que lave folha por folha para evitar que fique qualquer espécie de resquícios nas folhas. 

A medida que for lavando as folhas, vá colocando-as em um recipiente grande, que será onde você trabalhará a salada. Com uma tesoura de cozinha, vá picando as folhas, de forma que não quem muito pequena, mas que caibam bem em uma garfada. Aplique também a cebolinha cortada em rodelas.

Corte os tomates cereja pela metade e vá misturando junto com a salada. Corte os Kanis em rodelinhas. Utilizando as próprias mãos, misture toda salada de forma que os ingredientes fiquem mais uniformes. Cuidado para não ficarem ingredientes no fundo do recipiente. 

Para o frango, você pode desfiar com as mãos, ou utilizando esta técnica para desfiar, como achar melhor. Tempere com alho espremido e um pouco de sal e ervas finas e leve para grelhar um pouco. Quando começar a pegar uma cor mais douradinha, apague o fogo e deixe descansar por uns 10 minutos. Em seguida, misture à salada.
Vamos ao molho. É bem simples na verdade, basta misturar o mel, a mostarda e vinagre balsâmico em um recipiente e misturar com uma colher. Deve ficar uma solução um pouquinho mais aguarda, mas se quiser mais consistente, é só colocar um pouco mais de mostarda ou mel.

Não coloque o molho no recipiente da salada. Ao invés, pegue um prato, disponha a quantidade de salada que quiser, e regue com o molho por cima. Voilá! Uma salada leve e deliciosa para você curtir após sua atividade física, ou como entrada para um prato mais consistente!

A salda pronta para ser devorada

Vamos ficando por aqui meus amigos, abraços e até a próxima!




domingo, 5 de janeiro de 2014

Viagem EUA - 4° dia - Pat's King of Steaks, o inventor do famoso cheesesteak

Famoso Cheesesteak do Pat's, o inventor desse "podrão", que de podre não tem nada
Olá meus amigos! Como passaram de ano novo? Como estão as expectativas para 2014? Espero que todos já tenham seus objetivos definidos, pois dizem que este ano vem com tudo! Será um ano de muitos acontecimentos aqui no Brasil, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo!

Acabando as festas de fim de ano, voltamos a rotina. Antes de começar a fazer postagens sobre pratos sugeridos para as festas de fim de ano, estávamos falando sobre uma viagem de 18 dias que fizemos aos EUA, descrevendo cada comida, restaurante, local e fatos curiosos/engraçados que presenciamos. Paramos no fim do 2° dia da viagem, logo, hoje estaríamos falando sobre o 3° dia.

No 3° dia da viagem foi o dia das compras. Sinceramente, não houve nada "gastronômico" que valesse a pena falar. Então que tal pularmos logo para o 4° dia, o dia em que após muita andança, correria e desventuras, fomos para no Pat's King of Steaks?

Ai você se pergunta, o que tem de especial esse lugar? Para mim parece um sanduíche qualquer! Pois se você pensou isso, reveja seus conceitos urgentemente! Este local é o inventor do cheesesteak, uma maravilha alimentícia que se propagou pelos Estados Unidos a tal ponto que hoje encontramos "cópias" em tudo que é canto do país. Mas o que tem de tão especial nesse cheesesteak?

Um cheesesteak com cebola
Wikipedia explica. Em resumo, o cheesesteak é nada mais que um pão comprido recheado com carne picada grelhada na chapa e acompanhado do famoso philly cheese, uma espécie de molho de queijo derretido. O diferencial é que esse queijo é único, é preparado de uma forma toda especial. Sua fórmula, apesar de já existirem milhões de variações por aí, é única e bem guardada.

Ele recebe esse nome pois o criador do queijo, o Pat's King of Steaks, fica localizado na Philadelphia. Sua fama foi tanta que rendeu ao nome do queijo o nome desta cidade dos EUA.



Agora, nossa sincera avaliação. Muito bom! Não pouco bom, muito mesmo, bem da maneira que eu gosto. O queijo com a carne e a cebola, tudo no pão, combinação espetacular, não me impressiono por ter ficado tão famoso. As vezes, nesse ramo da gastronomia, a invenção não precisa ser um prato super rebuscado. Muitas das melhores coisas que vemos por aí são as mais simples! Um experiência que certamente eu
repetiria.



O local em si é bem simples. Bem mesmo, é um balcão de atendimento, com uma cozinha praticamente aberta, fazendo sanduíches a todo vapor. Existem diversas variações para sua escolha, mas se quiser pegar o tradicional, leve o cheesesteak com cebola. O preço é bem acessível e a experiência memorável. Vale a pena.

O ponto fraco do local é que não tem espaço interno, as mesas ficam do lado de fora, tudo na maior simplicidade. Na hora em que fomos, umas 19:00h, estava um frio de rachar. Fomos na época de Novembro e era perto do inverno. Se mesmo assim, comemos o cheesesteak com o maior prazer, já dá para imaginar que vale a pena, certo?


Essa é a visão de frente do local. Como dito, bem simples. Só cuidado para não confundir o Pat's King of Steaks com o concorrente da frente, o Geno's Steaks. Não chegamos a ir lá para comparar qual é o melhor cheesesteak, mas se você quer o original, vá no Pat's. Ele já recebeu diversos prêmios de comidas e gastronomia. Já ganhou em competições como o Food Wars e muitas outras. Se você quer experimentar o mais tradicional Philly Cheesesteak, lá é o local. Recomendado!


É isso meus caros, assim termina o primeiro capítulo de nossa viagem. Nos próximos posts, falaremos de um dos lugares mais glamorosos do mundo: Las Vegas. Por enquanto, ficamos por aqui. Até!




sábado, 4 de janeiro de 2014

Novo site do Bistrô Gastronomic e Tortas Gourmet já está no ar

Logo da Bistrô Gastronomic e Tortas Gourmet
É com prazer que anunciamos que a página do Bistrô Gastronomic e Tortas Gourmet está no ar, com seu domínio próprio. O endereço do website é http://www.bistrogastronomic.com.br.

O objetivo dessa página é, além de ser um canal para vanda de nossos produtos, também poder explicar um pouco para nossos clientes sobre os produtos, sobre a marca, como adquirir os produtos, e outras perguntas pertinentes.

Torta de creme com raspas de chocolate e cerejas
Para quem não conhece, o Bistrô Gastronomic e Tortas Gourmet é uma submarca da marca Mundo Gastronomic! Estamos há cerca de 6 meses trabalhando com encomendas de tortas gourmet artesanais e quiches de ótima qualidade, satisfazendo clientes de toda capital do Rio de Janeiro.

Não deixe de conhecer nossa página, lá você poderá conhecer nossas famosas tortas. São diversas formas de pagamento. Conheça também nosso facebook: http://www.facebook.com/bistrogastronomic.

Nossa loja fica atualmente localizada em Copacabana, Rio de Janeiro - RJ.

Saiba mais visitando nossa página: http://www.bistrogastronomic.com.br.