Menu

sábado, 11 de janeiro de 2014

Receita: Salada de Kani com Frango e Molho de Mostarda e Mel

Uma salada rica em proteínas para os malhadores de plantão
Meus caros colegas, como vão? Está um calor de matar aqui no Rio de Janeiro, meu deus do céu. Nesses últimos dias, a média de temperatura está acima de 30° graus C. Na semana passada, dizem que a sensação térmica chegou a 50°!

Como muitos sabem, alguns por experiência própria, calor e comida pesada não dão muito certo. Quando rola aquela costelinha, feijoada no domingo, debaixo daquele calor escaldante, parece que a gente fica andando na lua de tão pesado que fica. Comer é bom né gente, acredito que falo por todos nós, mas sinceramente, nesse calor, uma comidinha leve não cai mal.

Para hoje temos esta bela salada, que reúne diversos ingredientes leves e gostosos, e uma bela dose de proteína com baixo teor de gordura, importante para quem se exercita. Para completar, um delicioso molho de mostarda e mel, que cai muito bem neste prato em minha opinião. Vamos ao trabalho?

Características


CategoriaSaladas
Tempo de preparoAproximadamente 30 minutos
Rendimento3 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes




- 8 folhas de alface americana frescas
- 6 folhas de alface roxa fresca
- 16 tomates cereja
- 5 ramos de cebolinha
- 250g de filé de frango
- 1 dente de alho
- 250g de kani
- 3 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade
- 3 colheres de sopa de mel
- 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico



Preparo

Lave bem todas as folhas, os tomates cereja e a cebolinha, debaixo de água corrente, uma a uma. É importante que lave folha por folha para evitar que fique qualquer espécie de resquícios nas folhas. 

A medida que for lavando as folhas, vá colocando-as em um recipiente grande, que será onde você trabalhará a salada. Com uma tesoura de cozinha, vá picando as folhas, de forma que não quem muito pequena, mas que caibam bem em uma garfada. Aplique também a cebolinha cortada em rodelas.

Corte os tomates cereja pela metade e vá misturando junto com a salada. Corte os Kanis em rodelinhas. Utilizando as próprias mãos, misture toda salada de forma que os ingredientes fiquem mais uniformes. Cuidado para não ficarem ingredientes no fundo do recipiente. 

Para o frango, você pode desfiar com as mãos, ou utilizando esta técnica para desfiar, como achar melhor. Tempere com alho espremido e um pouco de sal e ervas finas e leve para grelhar um pouco. Quando começar a pegar uma cor mais douradinha, apague o fogo e deixe descansar por uns 10 minutos. Em seguida, misture à salada.
Vamos ao molho. É bem simples na verdade, basta misturar o mel, a mostarda e vinagre balsâmico em um recipiente e misturar com uma colher. Deve ficar uma solução um pouquinho mais aguarda, mas se quiser mais consistente, é só colocar um pouco mais de mostarda ou mel.

Não coloque o molho no recipiente da salada. Ao invés, pegue um prato, disponha a quantidade de salada que quiser, e regue com o molho por cima. Voilá! Uma salada leve e deliciosa para você curtir após sua atividade física, ou como entrada para um prato mais consistente!

A salda pronta para ser devorada

Vamos ficando por aqui meus amigos, abraços e até a próxima!






2 comentários: