Menu

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Confira 6 dicas de Nigella Lawson para quem gosta de cozinhar em casa

Nigella Lawson, chef de cozinha e apresentadora de TV britânica

Recentemente, de passagem por São Paulo, em entrevista com a editora Abril realizada nesta segunda-feira sobre o seu best seller "Na Cozinha com Nigella – Receitas do Coração da Casa", a renomada chef de cozinha e apresentadora de TV abriu o jogo, opinando sobre a gastronomia do Brasil e deixando algumas dicas bem interessantes para qualquer um que gosta de cozinhar em casa.

“Eu sinto que cozinhar é algo pessoal e muito importante. Não se trata apenas de comida, mas do que ela significa para cada pessoa. A comida é a linguagem e a cultura de um país”, afirmou. Sem medo de dizer que come o que tem vontade, a apresentadora faz questão dizer que a melhor comida é aquela feita com simplicidade e que magreza não está diretamente ligada a saúde.

Confira abaixo as dicas de Nigella.

1. Simplicidade em primeiro lugar
Em um restaurante, há diferentes pessoas destinadas para fazer serviços específicos, como lavar, cortar e grelhar, ao contrário da maioria das casas, que conta com apenas uma pessoa para se encarregar da refeição. Por isso, no dia a dia, nada melhor do que dar prioridade ao que é simples, para que os pratos saiam saborosos e sem muito estresse.
2. Ser preguiçoso pode ser útil
Sem ter vergonha alguma, Nigella se diz preguiçosa. Apesar de isso parecer negativo, a característica pode ser útil na cozinha. Afinal, quem tem preguiça de lavar a louça usada no preparo vai recorrer a maneiras mais simples de fazer as receitas, sem usar artefatos desnecessários. ”Não tenho vontade de impressionar as pessoas, mas sim de fazer isso funcionar”, disse.
3. Se não gosta de cozinhar, não cozinhe
Depois de se tornar uma atividade quase rasteira, cozinhar passou a ser vista de uma maneira bastante glamourizada. Essa nova concepção fez com que muita gente que mal sabe fritar um ovo se sentisse pior por não ter conhecimento na área ou não se interessar por ela. Para Nigella, se você é uma dessas pessoas, a melhor saída é não insistir só para agradar os outros. “Se você se sente desconfortável cozinhando, não faça isso. Não acho que pessoas são melhores porque sabem cozinhar”, disse.
4. Comida boa não precisa ser esnobe
A exclusividade dos alimentos comprados em comunidades locais, com preços exorbitantes, não indica que um prato é melhor do que outro. “Não acho bom quando a pessoa transforma a comida em algo de elite”, afirmou. Por isso, uma receita foi ser ótima, mesmo sem ter os ingredientes mais complicados de se encontrar.
5. Não faça muitas receitas diferentes
Pode soar estranho para uma pessoa que acabou de lançar um livro com cerca de 200 receitas, mas Nigella Lawson recomenda fazer sempre os mesmos pratos. Para ela, se uma ideia funciona, não há motivos para fugir dela, mas sim mudar pequenas coisas, até que o modo de fazer se torne parte de você.
6. Não precisa seguir a receita
Sem querer impor nada a ninguém, a cozinheira diz que uma receita não precisa ser, necessariamente, seguida à risca. Se o cozinheiro não aprecia um dos ingredientes, ela não hesita em dizer “então não use”.


Fonte: Abril Exame


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Receita: Repolho Refogado com Calabresa

Repolho refogado com calabresa fritinha
Repolho refogado com calabresa fritinha

Fala pessoal, como vão neste início de semana? Pois é, mais uma segunda-feira, mais uma semana de ralação para vir! Qual é a nossa opção? Sempre seguir em frente de cabeça erguida!

Compartilho com vocês hoje um acompanhamento coringa que é bem fácil de fazer mas que completa bem muitos pratos principais, inclusive o filezinho de frango que postamos este último sábado. Com vocês, a receita desta segunda-feira do Mundo Gastronomic!, Repolho Refogado com Calabresa. 

Vamos ao trabalho!



sábado, 22 de junho de 2013

Como temperar o filé de frango de uma forma prática e saborosa

Filezinhos de frango prontos para serem servidos
Filezinhos de frango prontos para serem servidos

Olá meus amigos, como vão? Sábado a noite, para mim é uma boa hora para dividir com vocês uma dica útil para qualquer um que se aventura na cozinha! Não é exatamente uma receita, mas um tutorial de como preparar o seu filé de frango de uma forma bem prática e saborosa. Considero bem útil, pois com um filezinho, você junta um arroz, alguns legumes, uma saladinha, e já tem uma refeição completa! Sem falar que  filé de frango é sempre saudável né, desde que não se abuse no óleo ou no sal!



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Confira roteiro gastronômico para os jogos da Copa das Confederações

Prato de galeto com arroz de brócolis e polenta crocante no bar Gaspar

Olá minha gente! Estamos passando por uma fase bem agitada aqui no Brasil ultimamente, com a Copa das Confederações rolando, e sinceramente, este é um evento que tem dividido opiniões. Acredito que não pelo evento em si, mas vêm ocorrido uma série de fatos em sequencia aqui no nosso país. As pessoas estão indo para rua para reivindicar seus direitos, de uma forma que não ocorria há décadas. Apesar deste ser um assunto que eu gostaria muito de dissertar a respeito, infelizmente não há espaço aqui no blog para isto. Mas o que eu tenho a dizer é: vamos lá Brasil! Mostra tua cara!
"Verás que o filho teu não foge a luta"
Eventos revolucionários a parte, o post de hoje é para falar sobre recomendações de restaurantes para acompanhar a Copa das Confederações aqui no Rio de Janeiro. Podem apostar que os restaurantes se prepararam bem para este evento, apesar de tudo que está rolando! Aqui vão as dicas que achamos mais interessantes.



segunda-feira, 17 de junho de 2013

Receita: Nhoque de Batatas ao Molho de Filet Mignon

Nhoque caseiro feito a base de batatas, coberto de molho de Filet Mignon

Boa noite! Sejam bem vindos ao nosso Mundo Gastronomic! em mais uma segunda-feira de receitas! Prontos para ver as maravilhas que temos, com todo carinho e dedicação, a oferecer a vocês, os protagonistas deste mundo de gastronomia e delícias?

Hoje, gostaríamos de compartilhar com vocês uma receita especial que aprendi há muito tempo e às vezes faço para as pessoas que considero especiais (neste caso para minha mulher). Apresento a vocês a receita de hoje: Nhoque de Batatas ao Molho de Filet Mignon!

Vamos ver como se faz essa belezinha?



sábado, 15 de junho de 2013

Suflê de Chocolate e Gulasz no A Polonesa

Suflê de Chocolate, uma das especialidades do restaurante A Polonesa
Suflê de Chocolate, uma das especialidades do restaurante A Polonesa

Meus caros colegas, como vão neste sábado a noite? Está uma chuvinha gostosa aqui no Rio de Janeiro. Sei que nem todos gostam deste clima um pouco mais frio, mas para mim é uma desculpa perfeita para ir em um bom restaurante. E quem não gosta disso?

Hoje tenho uma recomendação de um local bem aconchegante que tivemos a oportunidade de conhecer na semana passada, o restaurante A Polonesa. Tanto gostei que fui novamente lá hoje. O que me agradou no local? Boa comida, tipicamente polonesa, decoração rústica, com diversas referencias aos país Europeu espalhadas pelo estabelecimento, e bebidas bem típicas.



quinta-feira, 13 de junho de 2013

Festival de Chocolate Grand Cru na Paradis Délices Français

Olá meus amigos! Desejo a todos um ótimo dia dos namorados! Infelizmente não pude preparar nada de especial para esta data, mas trago a vocês uma recomendação de festival de Chocolate na Paradis, uma famosa loja de doces e chocolates franceses localizada em Copacabana - Rio de Janeiro.

Festival de Chocolate Grand Cru
Já comentamos outras vezes da doceria Paradis aqui no Mundo Gastronomic! Mas recentemente tive a oportunidade de experimentar mais um dos famosos chocolates franceses típicos deste estabelecimento de doces finos. O chocolate em questão é o chocolate Valrhona, um dos mais famosos da França.

Para os amantes de doces finos, incluindo os chocólatras de plantão, fica a recomendação!


A Paradis Délices Français fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana - 776, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ.

Matéria completa: Rio Show.





segunda-feira, 10 de junho de 2013

Receita: Sopa de Legumes

Sopa de Legumes quentinha
Sopa de Legumes quentinha

Olá meus amigos, como vão? O início da semana está bem agitado por aqui, como sempre, mas é assim que eu gosto! Quando as coisas estão assim mais agitadas, o que eu gosto mesmo é de uma comida bem nutritiva e revigorante. Por isto, neste fim de semana, fiz esta deliciosa receita Sopa de Legumes, que realmente recarregou minhas energias!

A sopa de legumes é simples e nutritiva, e com legumes de fácil acesso e os temperos certos, você poderá preparar um prato revitalizante capaz de vai levantar qualquer um!

Vamos ver como se prepara essa delícia.



sábado, 8 de junho de 2013

Receita: Batatinhas assadas com azeite e ervas

Batatinhas assadas com azeite e ervas
Batatinhas assadas com azeite e ervas
Fala meus amigos! Como vão neste sábado a noite?

Pois é, ando um pouco mais devagar que o normal no blog e admito isso. Não tenho visitado muito os colegas, mas tenho um motivo rs.

Já há algum tempo eu abri um micronegócio de vender tortas e doces para conhecidos e pessoas no trabalho. E o negócio tem prosperado! Hoje mesmo fiz uma entrega da minha famosa torta de nozes. Olha gente, foi uma das melhores que já fiz!

Mas isto é um assunto para outra hora, o que eu quero agora é mostrar para vocês esta receita de acompanhamento muito fácil e prática, a receita de batatinhas assadas com azeite e ervas!

Vamos ao trabalho.




quinta-feira, 6 de junho de 2013

Comida de boteco e cerveja geladíssima é no Bar do Costa

De visual simples mas convidativo, o Bar do Costa é um tradicional bar de Vila Isabel que está de portas abertas desde 1955. Eles entregam exatamente o que os cariocas precisam após assistir a um jogo no maracanã: cerveja bem gelada e petiscos para forrar o estomago.

Tradicional petisco do Bar do Costa
Em destaque a bebida sempre gelada do estabelecimento. Com refrigeradores na temperatura ideal para as cervejas, a bebida chega a mesa no ponto certo para consumo. Apesar de ser considerada uma premissa básica para qualquer bar de nome, esta é uma característica que deve ser levada em conta neste lugar. Nunca, de todas as vezes que fui, tomei uma cerveja quente lá.

Como petiscos, pode-se encontrar os típicos, comuns a este tipo de estabelecimento, como sanduíches de carne assada ou tender, e outros mais diversificados, como o bolinho de vagem ou o procurado bolinho de feijoada.

O local é uma ótima opção para os cariocas após assistir algum jogo no maracanã. Lá é certo que você seja bem servido pelo simpático dono, Antônio Costa, que herdou o estabelecimento do pai.

O Bar do Costa fica na Rua Torres Homem, 150 - loja A, Vila Isabel, Rio de Janeiro - RJ

Veja matéria completo no Rio Show.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Receita: Strogonoff de Filet Mignon

Strogonoff de Filet Mignon
Um Strogonoff de Filet Mignon esperando para ser comido

Fala pessoal, boa noite! Como vão neste início de semana? Prontos para mais uma das receitas de segunda-feira do Mundo Gastronomic?

A receita de hoje é simples e adorada na mesa dos brasileiros, o famoso Strogonoff de Filet Mignon. Esta receita faz sucesso por aqui porque é simples, gostosa, rende bem e é fácil fazer um acompanhamento, basta um arroz e uma batatinha, seja palha, seja corada ou salteada, para ter um refeição completa.

Apesar de haver um beabá básico, cada um tem seu toque e sua maneira de preparar, e nós, do Mundo Gastronomic! estamos dispostos a compartilhar nossa maneira de fazer com vocês. Então, sem mais delongas, vamos ver como se faz?



sábado, 1 de junho de 2013

Receita: Guisado de Frango com Cenoura

Guisado de frango com cenoura
Guisado de frango com cenoura

Fala pessoal! Como vão nesse sábado? Muita gente deve estar aproveitando o feriadão! Quem de vocês conseguiu enforcar?

Trago a vocês hoje uma receitinha bem simples e rápida, mas que é bem apetitosa. Vocês sabem que aqui no Mundo Gastronomic! há espaço para tudo, e tenho certeza que como eu, existem muitas pessoas que apreciam as coisas simples da vida. Esse Guisado de Frango com Cenoura vai ser perfeito para um almoço rápido com a pessoa que ama!

Ao trabalho!