Menu

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Receita: Batatas gratinadas

Olá meus caros, boa noite! Hoje vou postar uma receita jogo rápido, muito simples e saborosa para servir como acompanhamento em suas refeições. Esta receita a base de batatas combina com muitos pratos, é como é de preparo rápido, fica a dica como coringa para quando fizer um acompanhamento rápido. Ao trabalho!

Características


CategoriaAcompanhamento
Tempo de preparoAproximadamente 35 minutos
Rendimento5 porções
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes



- 2 batatas médias/grantes
- manteiga ou margarina para untar a travessa
- 1/3 de copo de requeijão cremoso (eu gosto da marca Catupity)
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado








Preparo



Lave as batatas, descasque-as e corte em rodelas de tamanhos iguais, não muito finas, não muito grossas. Acenda o fogão em fogo alto Leve-as para assar em dois litros d'água com meia colher de sal, por cerca de 15-20 minutos, deixando as batatas razoavelmente ao dente. Não deixe as batatas ficarem muito moles.



Unte uma travessa com meia colher de sopa de margarina e espalhe por toda superfície de travessa. Para isto, utilize a melhor ferramenta para cozinha na minha opinião: as mãos (bem lavadas, é claro). Despeja as batatas sobre a travessa, utilizando uma colher de pau para ajudar a espalhar de forma uniforme.

Com uma colher de chá, vá pegando colheradas do requeijão e espalhando por cima das batatas, com a ajuda da colher de pau para distribuir o requeijão. Vá aplicando até ter uma porção razoável de requeijão por todas as batatas.

Por fim, reque bem com queijo ralado, pode caprichar nessa hora! O queijo parmesão derretido dá um ótimo sabor.

Leve para gratinar por cerca de 15-20 minutos e pronto! Suas batatas gratinadas deverão ficar deliciosas.


Abraços e até a próxima!






segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Receita: Arroz de forno

Olá meus colegas da Gastronomia, como vão vocês nesta segunda-feira? Sim, 2013 já começou, estamos perto do fim do primeiro mês deste ano, acho que já está mais que na hora de começar a postar as receitas que preparamos para o ano novo de 2012, não acham?

Esta receita é mais uma maravilha da minha sogra, feito com aquele seu toque especial como já vimos em outras receitas, então, usem com sabedoria! É uma receita muito versátil que vai animar as suas refeições em família no fim de semana.

Vamos ao trabalho.




Características


CategoriaAcompanhamento
Tempo de preparoAproximadamente 50 minutos
Rendimento16 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes


- 2 copos de arroz branco
- 1 sache de tempeiro meu arroz (gosto do de cebola)
- 1 lata de ervilhas
- 1 lata de milho
- meio pacote de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
- meia cenoura
- 400 gramas de filé de frango
- sal a gosto
- óleo
- manteiga ou margarina para untar a travessa
- queijo ralado para gratinar



Preparo


Vamos lá pessoal, a receita, apesar de levar vários ingredientes e ter algumas etapas, é fácil e simples. 

Limpe bem em água corrente os filés de frango e corte em pedaços bem pequenos, o ideal é que fiquem do tamanho dos grãos de ervilha ou milho. A foto ao lado, apesar de feia (vai melhorar!), dá uma boa ideia do tamanho certo. Note que a foto ao lado tem mais frango do que o utilizado na receita, seria apenas a metade separada.

Aproveite e já vá cortando a cenoura em cubinhos de mesmo tamanho. Abra as latas de milho e ervilha e deixe tudo por perto para não desandar o preparo.

Pegue uma panela média, aplique um pouco de óleo. Acenda em fogo algo e deixe esquentar alguns segundos, coloque o alho para dourar. Quando estiverem douradinhos, despeje o frango e deixe eles fritarem um pouco até adquirirem uma cor dourada, vá aplicando sal a gosto ou o tempero de sua preferência (nada muito carregado!). Apague o fogo, deixe a panela separada e pegue outra, onde você irá preparar o arroz.

Em outra panela, acenda em fogo alto, aplique mais um pouco de óleo e coloque a cenoura cortada em cubinhos. Deixe um pouco e logo em seguida coloque o arroz. Enquanto o arroz frita um pouco, vá aplicando o tempeiro Meu Arroz, mexendo bem para espalhar. Não deixe o arroz ficar muito tempo, não esqueça que ainda vamos cozinhar.





Para cozinhar o arroz, cubra a panela com 4 copos de água, o suficiente para que todo o arroz com cenoura fiquem submersos cozinhando. Deixe ele quieto por um tempo e vá pegando a outra panela, mas preste atenção, quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe em temperatura mínima até toda água secar!



Enquanto o arroz cozinha, pegue a panela onde o frango foi preparado, e despeja os outros ingredientes: cenoura, milho e azeitonas. Mexa um pouco, mas não muito, ou as ervilhas vão virar uma gororoba, afinal, elas são leguminosas, não podem ficar sendo muito remexidas. Deixe a panela por perto para quando for montar a travessa.

Volte ao arroz e verifique se a água já secou. Para ajudar, pegue um garfo e enfie no arroz, vendo se ele chega até ao fundo sem molhar, como no preparo de um arroz comum. Quando estiver no ponto, desligue o fogo e prepara-se para montar a travessa.


Pegue uma travessa te tamanho médio para grande e comece untando-a com a manteiga ou margarina. Eu utilizo os dedos mesmo, utilizando uma colher para pegar a margarina.

Vamos começar a montar. Coloque uma camada do arroz com a cenoura, conforme a foto.


Na segunda camada, aplique um pouco da mistura de frango com ervilhas e milho por toda extensão da travessa, mas deixe a maior parte para a camada final, que virá por cima de tudo.

A foto ao lado dá uma ideia de como ficará a segunda camada.



Aplique mais uma camada de arroz e para finalizar, mas não menos importante, uma camada caprichada dos frango com cenoura, ervilha e azeitona. Esta última camada é para deixar a travessa bem bonita, manda ver! E por fim, para finalizar sua obra de arte, aplique o queijo ralado. Após gratinar vai ficar com uma cara bem bonita e com um gostinho especial.




Leve ao forno por cerca de 10-15 minutos e aí está, um excelente acompanhamento para toda família! Dá para todos comerem e sobra, mas, foi ano novo quando preparamos isto, quem não quer começar o ano com fartura?



Mais uma vez, meus agradecimentos especiais à minha sogra pelo capricho e dedicação. Essa sogrinha é de ouro ;)

Fortes abraços pessoal, até a próxima!







domingo, 13 de janeiro de 2013

Macarons da Paradis - Délices Français

Boa noite meus caros! Hoje vou falar sobre uma das maiores delícias que já experimentei, isto sem ter que ir até o outro lado do mundo. Aqui no Rio de Janeiro, temos em plena Copacabana um pedacinho da França, em forma de um pequeno jardim dos pecados. Estamos falando da Paradis Delicés Français, uma loja próxima à Siqueira Campos especializada em doces franceses. A França, por sua vez, é uma terra riquíssima em história, e para nosso deleite, possui uma gastronomia de primeira. Os doces deles são da maior qualidade, inventados e servidos com todo glamour dignos dos poderosos reis e rainhas que já governaram o país. 

Mas de todas as delícias que podemos encontrar neste loja, uma especialidade francesa que eu gostaria de comentar são os Macarons. Realmente meus amigos, eu já experimentei Macarons de vários lugares, como estes que experimentei em minha viagem à Espanha, mas eu não poderia imaginar que poderia encontrar Macarons tão deliciosos sem ir tão longe. 

Apesar de acreditado que sua origem seja Francesa, existe certa especulação em relação à origem deste doce. Existem relatos que ele foi primeiramente apresentado em 1791, em uma convenção perto de Comery, uma cidade Francesa. Outros afirmam que a receita da massa utilizada na confecção do doce foi trazida à França por chefes Italianos em 1533, durante o casamento de Henry II.

Seja  como for, muitas docerias francesas oferecem o doce como especialidade. É basicamente uma massa feita com um merengue a base de ovos, açúcar cristalizado e outros ingredientes, com um creme ganache entre duas peças desta massa, formando uma espécie de sanduíche. Uma das características do doce é que a massa é leve, e se bem feita, costuma desmanchar na boca. Além disto, é comum que outros ingredientes sejam adicionados à base da massa e do ganache para dar um sabor diferente ao doce, como Pistache, um dos mais conhecidos.

Vale a pena conhecer o Macaron da Paradis. A variedade da loja é vislumbrante. Dentre diversos sabores, posso me lembrar do mais famoso, o Pistache, mas também de Champanhe, Doce de Leite, Docinho de Côco, Amoras, Limão Siciliano e muitos outros. A foto ao lado da para dar uma idéia da "pequena" variedade desta loja. E não é só isso, eles também vendem sorvete de Macaron, uma invenção única deles, e chocolates franceses de primeiríssima qualidade. É uma parada obrigatória para qualquer um que curte um docinho de qualidade.

A unidade do Macaron está 3 reais. Comparados a outros doces do mesmo nível, até posso considerar um preço bem em conta.

A loja da Paradis fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, N. 776 B, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ. O telefone da loja é 2255-7654 e o site oficial é http://www.paradis.com.br.

Só um aviso: o Macaron é tão gostoso que vicia! Comer apenas um é quase impossível, você fica curioso para experimentar todos.

Abraços e até a próxima!




sábado, 5 de janeiro de 2013

Melhores receitas do Mundo Gastronomic em 2012

Olá! Feliz 2013 para todos! Gostaria de dizer que postar neste blog para todos vocês amantes da gastronomia me traz  muita satisfação. Com certeza 2013 será um grande ano para o Mundo Gastronomic.

Homenageando o primeiro ano do blog que passou, preparei um seleção das melhores receitas de 2012 e coloquei num quiz para que vocês possam opinar e participar. A sua opinião é importante para melhor entendermos as receitas que fazem mais sucesso!