Menu

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

*Especial de Natal* - Bacalhau à Regina

O natal este ano foi farto com um bacalhau de primeiríssima qualidade!

Meus caros colegas! Um bom dia para vocês, como vão nesta manhã de sexta-feira? Estamos muito próximos do ano novo e a expectativa está no ar. A cada dia que passa já posso sentir mais as vibrações de 2014 chegando.

Fiquei alguns dias foras durante o natal para visitar algumas das 1000 famílias que tenho (tudo bem, não chega a tanto, mas é algo por ai) e assim, não consegui deixar uma mensagem e uma receita de natal para vocês como costumo fazer. Aos meus colegas blogueiros que não conseguir desejar feliz natal pessoalmente, minhas desculpas! Aos meus leitores, hoje vou tentar tirar esse atraso postando uma receita bombástica de natal! Antes tarde do que nunca, certo?

Escolhi esta receita para apresentar neste natal pois ela é especial, feita por uma pessoa especial. Minha mãe sempre quis fazer uma participação especial aqui no blog, mas estávamos esperando o momento certo, e agora ele chegou! Neste natal, eu comi muito mais do que cozinhei, e na casa de minha mãe não foi exceção. Fui muitíssimo bem recebido com esse lindo e cheiroso bacalhau e lhes digo agora, não sobrou nada! Se deixasse comíamos até a travessa.

Aproveito também para deixar uma mensagem de carinho para minha amada mãe, que sempre esteve ao meu lado e tem estado muito próximo nesta etapa de minha vida em que tenho enfrentado muitos desafios. Obrigado por sempre estar presente!

Agora, suponho que vocês queiram saber como fazer essa belezinha, certo? Pois bem, a receita vem agora mesmo.

Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparoAproximadamente 2 horas
Rendimento4 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes



- 750 g. de lombos de bacalhau dessalgados
- 6 cebolas pequenas
- 6 dentes de alho
- 6 batatas médias
- azeite


Preparo


Essa receita na verdade é bem simples, um ótimo coringa! Apesar da sua simplicidade o resultado é incrível. Sinceramente, eu sempre gosto de trabalhar com bacalhau e acho que para se conseguir estragar uma receita que leva esse belo peixe, é um tremendo de um feito!

Antes de tudo, a preparação começa pelas cebolas e os alhos, pois eles precisam ficar cozinhando em água fervente por cerca de uma hora, para ficarem bem amolecidos. Para isto, basta descascá-los, colocar todos em uma panela com água e deixar cozinhando.

Enquanto cozinham os alhos e as cebolas, pegue as batatas e, com casca e tudo, corte-as lateralmente em pedaços grandes, estilo batatas selvagens, dividindo em mais ou menos 4 partes por batata. Leve para cozinhar por cerca de 25 minutos com sal a gosto. Devem ficar amolecidas, porém ainda firmes.

Uma vez cozinhadas as batatas, pegue uma frigideira grande e adicione azeite suficiente para cobrir pouco mais de um dedo das batatas, e leve-as para dar uma fritada neste azeite, deixando elas douradinhas. Essa fritadinha dá um efeito incrível e é uma das sacadas desta receita. Elas não devem ficar muito tempo, uns 10 minutos devem ser o suficiente. Após as batatas, faça o mesmo com o bacalhau, deixando ele bem douradinho. O cheiro é incrível!

Agora basta pegar uma travessa de vidro, dispor os lombos no fundo, as batatas entre os lombos, e por cima e pelos lados as cebolas e os alhos. Regue bem com azeite extra virgem e leve ao forno por 30-40 minutos, até que o azeite comece a evaporar. 

Sirva imediatamente, e não esqueça de um bom vinho e as pessoas que você ama para acompanhar essa deliciosa receita!

Bacalhau à Regina. Leve este nome em homenagem a criadora desta ótima receita.

Agora sim, com toda sinceridade em meu coração, desejo a todos um feliz natal, mesmo que atrasado, e adiantando um feliz ano novo para todos e suas famílias. Que 2014 seja sempre melhor que o ano que se passa e que tenhamos sempre saúde e paz em nossos corações!

Abraços e até breve! Não percam o post com dicas sobre receitas para ceia de 2013!




0 comentários:

Postar um comentário