Menu

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Receita: Espaguete com Brócolis, Atum e Manjericão

Espaguete com Atum e Brócolis, uma combinação leve e saborosa

Fala galera, como estamos nesta terça-feira? Início de semana é sempre um período de muita ralação para muitos, recuperação do fim de semana para outros. Para nós do Mundo Gastronomic!, é dia de postar receitas das boas para nossos fieis leitores.

Hoje posto uma combinação que (quase) sempre cai bem: massa com peixe. E não um peixe qualquer: estamos falando do Atum, um peixe com um sabor marcante que desmancha na boca. Para acompanhar essa deliciosa combinação, o brócolis, que na minha opinião completa muito bem, e o manjericão para dar um gosto bem diferenciado. Veja a seguir esta receita de Espaguete com Brócolis, Atum e Manjericão, uma receita muito boa para um almoço romântico, acompanhado de um bom vinho.



Características


CategoriaPrato Principal
Tempo de preparo45 minutos
Rendimento6 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 




- 600 g. de posta de atum fresco
- 1 chumaço de 400 g. de brócolis
- 500 g. de espaguete
- ajinomoto
- 1 limão siciliano
- 6 dentes e alho
- 4 colheres de sopa de extrato de tomate
- azeitonas pretas
- 1 chumaço de manjericão
- azeite
- sal a gosto



Preparo


Vamos começar pelo brócolis. Lave bem os talos, as folhas e as flores, de forma abundante, removendo qualquer impureza. Pegue um escorredor e comece a cortar pedaços do brócolis. Eu gosto mesmo é de usar uma tesoura de cozinha bem afiada, funciona muito bem para esse tipo de trabalho. Deixe sempre a torneira aberta, para ir lavando. Corte alguns pedaços do talo, mas não os muito grossos. Deixe as flores em tamanhos não muito pequenos, assim como as folhas.


Para o atum, remova a pele, as espinhas e as entranhas, incluindo a carne mais escurecida. Na verdade é bem fácil trabalhar com o atum, ele desmancha facilmente em suas mãos. Pegue pedaços generosos de atum e vá depositando em um recipiente. Não deixe de pegar o atum que estiver preso à pele, mas não utilize a pele.

Tempere o atum com o suco recém espremido de limão siciliano, ajinomoto e sal. Deixe pegar um pouco o gosto.

Em uma panela grande, leve o alho descascado e espremido para fritar em 4 colheres de sopa de azeite. Assim que o alho estiver bem dourado, aplique todo o brócolis. Deixe refogando um pouco, até baixar e diminuir de tamanho.

Quando o brócolis já tiver baixado um pouco, aplique o atum por cima e vá mexendo, misturando ao brócolis. Aplique as 4 colheres de sopa de extrato de tomate e tempere com um pouco de ajinomoto e sal. Misture os ingredientes até que a mistura esteja uniforme e por fim adicione 3 colheres de sopa de azeitonas pretas fatiadas. Essa etapa está concluída, agora vamos ao espaguete.

O mais simples, mas não menos importante, o espaguete. Ferva 2 litros de água em uma panela grande com uma colher de sopa rasa de sal e um filete de azeite. Com a água já fervendo, acrescente o espaguete e deixe por cerca de 4-5 minutos, mexendo de vez em quando para evitar que o espaguete grude. O ponto do espaguete deverá ser al dente, levemente endurecido por dentro. Escorra a massa e deixe descansando alguns segundos antes de servir.

Para montar o prato, primeiro coloque o espaguete, em seguida o atum com brócolis por cima, misturando delicadamente, e por cima umas 6-8 folhinhas de manjericão. Se quiser, aplique queijo ralado no fim.

Este prato cai muito bem aconpanhado com um vinho branco!

Espaguete com atum é brócolis é uma delícia de prato! Acompanhe com vinho branco!


Por hoje é só minha gente, bom apetite e até a próxima!





2 comentários:

  1. Olá,
    Gosto imenso de atum e esta tua sugestão adorei.
    Beijinhos e uma linda quarta-feira

    ResponderExcluir
  2. Um prato de massa bem delicioso.
    Gostei muito
    bjs

    ResponderExcluir