Menu

domingo, 22 de setembro de 2013

Receita: Torta Maravilha de Banana

Esta Torta Maravilha de Banana não tem esse nome em vão!
Fala gente boa! Como estamos neste belo domingo? Não sei quanto a vocês, mas eu particularmente estou sedento por receitas. Mas eu sou suspeito para falar. Rock in Rio rolando aqui no Rio de Janeiro, a cidade está uma agitação só. Pelas ruas, vemos as figuras andando para lá a para cá com as camisas de suas bandas favoritas. Eu mesmo fui curtir um showzaço no dia 19 e posso dizer que valeu muito a pena!

Bem, voltando para as receitas, hoje compartilho com vocês uma das minha melhores. Foi uma invenção que preparei com muito cuidado e precisou de algumas tentativas até ficar no ponto. Mas gente, confesso a vocês que valeu a pena. Essa é uma das melhores tortas que já fiz, o pessoal que compra os produtos do Mundo Gastronomic! diz que nada se compara a essa Torta de Maravilha de Banana, e hoje estou aqui disposto a compartilhar essa receita com vocês. O creme de maisena, o doce de leite, a calda de banana, tudo combina de uma forma espetacular

Prepare-se, pois essa receita é grandinha! Vamos ao trabalho!



Características


CategoriaTortas Doces
Tempo de preparo1 hora
Rendimento16 fatias
ComplexidadeIntermediária


Ingredientes 




- 1 dúzia de banana prata madura
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado (395 g.)
- 6 colheres de sopa de maisena (amido de milho)
- 2 pacotes de biscoito de maisena
- 1/2 tablete de manteiga (100 g.)
- 1 lata de doce de leite Itambé (400 g.)
- 400 g. de açúcar cristal
- 100 g. de açúcar mascavo
- pitadas de canela em pó




Preparo


Vamos começar pelo mais simples, mas não menos importante, a massa.

Triture um pacote de biscoitos de maisena no liquidificador, formando um farelo. Em um recipiente grande o bastante para trabalhar com as mãos, despeje o farelo a acrescente a manteiga, misturando tudo com as mãos até formar uma farofa fina. 

Em uma travessa sem fundo de aprox. 27 cm. de diâmetro, forra, primeiro o fundo, com a farofa de biscoitos, e em seguida, as laterais. Faça as laterais o mais alto que você puder. 

Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos, em temperatura mínima (180 C°) e deixe a massa descansando enquanto você prepara o recheio.

 Para o recheio, vamos preparar 4 tipos diferentes de camadas intercaladas. A primeira delas é a de creme de maisena. Misture 900 ml de leite (cerca de 3 copos americanos) junto com uma lata de leite condensado e as 6 colheres de sopa de maisena. Misture, ainda frio, até homogenizar os ingredientes. Acenda em fogo alto, e vá misturando até engrossar. Quando estiver borbulhando, diminua até cerca de 200 C° e misture mais um pouco, até engrossar mais um pouco. 

Com o creme pronto, forre a massa com a primeira camada de creme, colocando logo em seguida biscoitos de maisena por cima. 

Vamos agora preparar a segunda camada: uma camada de doce de leite.

Pegue as 400g. de doce e leve em uma leiteira para derreter em banho maria junto com 100 ml. de leite. De vez em quando vá misturando. Chegará um momento em que o doce de leite estará mais liquido e será mais fácil misturando com o leite, ficando por fim totalmente homogêneo, e também mais molinho. 

Quando o doce de leite estiver pronto, aplique por cima da camada de biscoitos de maisena. Se for necessário, utilize uma espátula para ajudar a nivelar. 

Logo em seguida, pode aplicar mais uma camada de biscoitos por cima da camada de doce de leite. Vamos deixar esse doce de leite na geladeira esfriando um pouco, cerca de 40 minutos.

Estamos perto do fim! Vamos aplicar agora mais uma camada do creme de maisena, por cima da camada de doce de leite e biscoitos, e assim finalizamos a parte da "maravilha". Agora vamos para banana em calda.

O primeiro passo é derreter o açúcar. Leve as 400 g. de açúcar cristal, junto com as 100 g. de açúcar mascavo e deixe derretendo em fogo alto, como se fosse fazer uma calda de pudim. Com uma colher de pau, vá batendo o açúcar para ajudar a quebrar. Não deixe queimar! 

Quando estiver todo derretido, aplique 100 ml. (1/3 de copo americano) de água. A calda vai endurecer. Deixe então derretendo, até ficar uma calda um pouco mais aguada. Diminua então o fogo para 180 C° e coloque as bananas cortadas em fatias médias, misturando delicadamente com a calda. Aplique pitadas generosas de canela e misture mais um pouco. Deixe a banana aquecendo por alguns segundos, mas não deixe mais que um minuto.

 Aplique a calda por cima da última camada de creme de maisena e pronto! Agora basta levar para geladeira para esfriar por cerca de 3 horas e finalmente desenformar essa belezinha. Com cuidado!!

Ao desenformar, tome cuidado para ver se nenhuma das partes laterais ficou grudada na forma. Se for o caso, utilize uma faquinha serrilhada para ajudar.

Sirva imediatamente!

Essa torta ficou incrivelmente deliciosa, não deixe se fazer essa receita de primeira

É isso meus amigos, um ótimo domingo e ate a próxima!





0 comentários:

Postar um comentário