Menu

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Receita: Ensopado de Peixe Polaca do Alasca

Ensopado de peixe saindo da panela é lindo de ver né? 
Olá meus caros! Como estamos nesta segunda-feira? Todos ainda se recuperando das festividades do fim de semana, presumo. Como este humilde escritor é camarada de vocês, vou ajuda-los nesta recuperação com uma receita bastante revigorante, com um peixe que tem feito bastante sucesso aqui no Rio de Janeiro: O Peixe Polaca do Alasca.

Importado da China, este peixe tem andado em circulação pelos mercados aqui da cidade maravilhosa desde cerca de 2010, à um preço bem acessível. Com um sabor marcante, este peixe tem sido a onda do momento por aqui, logo, não pude deixar de preparar uma receita com esta belezinha. Com esta receita de Ensopado de Peixe Polaca, seja você apreciador de peixes, a dona de casa ou até o marombeiro procurando fonte de proteínos com baixo teor de gordura, esta receita certamente vai lhe ajudar em seu objetivo. Vamos ao que interessa?



Características


CategoriaPrato Principal
Tempo de preparo45 minutos
Rendimento7 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 



- 1 kg. de peixe polaca congelado
- 5 batatas médias/pequenas
- 3 tomates pequenos
- 1 pimentão amarelo ou vermelho médio
- 6 ramos de salsinha
- 4 ramos de cebolinha
- 7 dentes de alho
- 2 saches de molho de tomate
- 2 limões
- ajinomoto
- sal a gosto
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional)



No meu caso, eu usei este molho de tomate da Hemmer, com cogumelos, muito bom. Mas você pode usar basicamente qualquer molho de tomate pronto ou preparar o seu com extrato.


Preparo


Primeiramente, deve-se colocar os filés de peixe, descongelados de um dia para o outro, marinando para pegar o gosto (não marinando de um dia para o outro!). Para preparar o molho, junte o suco de 2 limões, 1/2 copo de água, 2 ramos de salsinha, 3 dentes de alho descascados, ajinomoto e algumas pitadas de sal em um liquidificador. Triture tudo até fazer um molho.

Em um recipiente, disponha os filés de peixe de forma que todos fiquem no molho. Deixe marinando enquanto prepara os outros ingredientes.

Corte os tomates rusticamente, deixando a casca e as sementes. Corte o pimentão amarelo em pedaços pequenos. Pique bem a salsa e a cebolinha restante. Descasque as batatas e corte em rodelas. Descasque os 4 dentes de alho restantes e esprema-os. Deixe todos os ingredientes ao alcance, para ir utilizando enquanto prepara o ensopado.

Pegue uma panela bem grande, pode ser inclusive uma panela de barro. Leve os 4 dentes de alho espremidos para dourar em um pouco de azeite. Quando estiverem bem douradinhos, aplique o molho de tomate junto com 2/3 de copo de água. Misture bem o molho de tomate com a água.

Hora de aplicar os outros ingredientes. Aplique, nesta ordem: os filés de peixe, as batatas, o tomate, o pimentão, a salsa e a cebolinha. Por fim dê uma caprichada  no ajinomoto e uma corrigida no sal. Mexa um pouco e se quiser acrescente uma colher de sopa de açúcar para ajudar a diminuir a acidez do molho de tomate, além de dar um gostinho especial que eu particularmente gosto muito. 

Agora é só diminuir o fogo, tampar a panela, e deixar por cerca de 15-20 minutos até o ensopado baixar um pouco e engrossar. Sirva imediatamente! Umas fatias de pão duro caem muito bem.

Ensopado é bom de comer quente, com um pouquinho de arroz melhor ainda!

É isso meus caros, sempre um prazer escrever para vocês. Grandes abraços e até a próxima!





12 comentários:

  1. Esse peixe ficou com muito bom aspecto,gostei.
    boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Acho difícil encontrar esse tipo de peixe da pra fazer com outro? ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ue esse tipo peixe se encontra no mercado

      Excluir
    2. Oi Deise, pode tentar usar também Merluza ou Panga!

      Excluir
  3. adoro peixe para mim esta perfeito gostei mt do aspecto que esta 5* bjs bs

    ResponderExcluir
  4. A receita parece fácil, farei amanhã e voltarei com os comentários, até lá
    Jair

    ResponderExcluir
  5. Estou fazendo, depois comentarei novamente pra dizer o que a familia achou rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Fiz e adoramoss aq em casa.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não fiz, mas só posso lhe dizer uma coisa: Deus que lhe abençoe por esse ensopado lindo de ver e, com certeza, saboroso pra comer.

    ResponderExcluir