Menu

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Receita: Salada Quente de Bacalhau

Salada quente de bacalhau para comemorar o dia dos pais
Salada quente de bacalhau para comemorar o dia dos pais
Olá meus caros amigos bons de boca, como vão em mais uma segunda-feira de receitas aqui do Mundo Gastronomic!, pós dia dos pais? Pois ontem, nesta data especial, devem ter rolado muitos pratos. Conheço vocês, sei que na galera que frequenta esse blog só pinta mestre cuca, rsrs.

Para comemorar o dia dos pais, preparamos esta Salada Quente de Bacalhau, uma receita que me foi passada pela minha mãe e que não resisto em preparar em ocasiões especiais. É uma tentação, muito versátil e que certamente agradará muitos! Eu sou suspeito para falar, pois sou apaixonado por bacalhau.

Vamos então ver como se preparar esta belezinha?


Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparo1 hora e meia mais 24 horas para dessalgar o bacalhau
Rendimento8 porções bem servidas
ComplexidadeSimples


Ingredientes 



- 1 kg. de bacalhau sem pele
- 3 tomates grandes frescos
- 4 ovos
- 4 batatas médias/grandes
- 2 cebolas médias/grandes
- 1 vidro de azeitonas pretas com cerca de 150g.
- azeite extra virgem (Galo de preferência)







Preparo


Como em toda receita que leva bacalhau fresco, devemos começar dessalgando o bacalhau de um dia para o outro. O processo é razoavelmente simples, mas requer um pouco e atenção. 

Basta pegar todo o bacalhau, cortar ao meio se for uma peça grande, e colocar em um recipiente com água, levando à geladeira. Nas próximas 24 horas, você deve ir trocando a água de 8 em 8 horas. Dessa forma, quando você for preparar o bacalhau, não estará carregado no sal. 

Uma vez dessalgado, pegue o bacalhau e vá desfiando em lascas grandes. Quem come prato de bacalhau gosta de mordiscar umas belas lascas, não é mesmo? Enquanto desfia o bacalhau, cozinhe os ovos.

Desfie todo o bacalhau e deixe em um recipiente separado. Ele já será utilizado.

Em seguida, corte o tomate, a cebola e os ovos cozidos em rodelas generosas, não muito grossas. Descasque as batatas e corte também em rodelas, levando para cozinhar em uma panela com 2 litros de água e 1 colher de sopa rasa de sal. Elas devem ficar firmes, al dente! Não deixe cozinharem muito.

Deixe todos os ingredientes separados, prontos para serem utilizados. 

Hora de começar a montar a salada de bacalhau. Muito simples, mas muito bonito, essa mistura de ingredientes na minha opinião é incrível. 

Comece pegando uma travessa grande e regando bem com o azeite extra virgem. Pode dar uma caprichada. Em seguida, forra o fundo com as batatas. Por cima das batatas, cubra com tomate, depois, cebola. Finalmente, mande ver no bacalhau. Use metade de todo bacalhau nesta camada, cobrindo por fim com metade das azeitonas pretas.

Repita o processo, cobrindo com mais uma camada de batatas tomate, cebola, bacalhau e azeitonas, utilizando assim a maioria dos ingredientes. 

Para finalizar este belo prato, cubra com os ovos cortados em rodelas e regue com um pouco de azeite. Hora de levar ao forno! Acenda em temperatura média (230 C°) e leve o bacalhau por cerca de 50 minutos, ou até que o bacalhau por cima comece a ficar douradinho, assim como os ovos.

Essa receita dispensa acompanhamentos (não que você não possa fazer um arroz à grega para acompanhar), ela é completa por si só. Ao servir, dê uma regada final com azeite! Bom apetite!

Salada de bacalhau quente no prato
Salada de bacalhau quente no prato
Espero que tenham gostado da receita! Fortes abraços e até a próxima!








4 comentários:

  1. Fala Felipe!!!!

    Cara, bacalhau é bacalhau, né?!

    Eu adoro.
    Tua receita, tá 10! Gostei bastante.
    Excelente dia,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Tem um aspecto delicioso, gostei.

    Beijinhos e uma linda terça-feira :)

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de receita!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderExcluir
  4. Bem, os portugueses ADORAM bacalhau... E lá em casa nós não somos excepção. Esta receita é uma maravilha! Parabéns!
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir