Menu

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Receita: Filé de Pescada no Forno

Um aroma intenso de peixe bem temperado, recém saído do forno
Um aroma intenso de peixe bem temperado, recém saído do forno

Olá meus caros leitores! É sempre um prazer receber vocês aqui nas segunda-feiras, quando nosso compromisso já é firmado! Sim, segunda-feira é dia de receita no Mundo Gastronomic!, e sempre rolam ótimos preparos por aqui. Meus amigos, neste preparo de filé de peixe pescada, só de olhar a foto me lembro do aroma intenso, inebriante. Uma delícia!

Esta receita de Filé de Pescada no Forno reúne ingredientes simples que juntos dão um sabor e aroma marcante a esta receita, vale a pena anotar. Como sempre, o pimentão faz um ótimo trabalho, recomendo para a maioria dos preparos com peixes/frutos do mar. Vamos então, sem mais delongas, botar a mão na massa, que é assim que eu gosto!


Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparo1 hora e 40 minutos
Rendimento6 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 



- 600 g. de filé de peixe pescada fresco
- 2 tomates médios/grandes
- 1 pimentão amarelo ou vermelho médio
- 1 cebola média
- 2 limões
- 4 colheres de sopa de azeitonas verdes fatiadas
- 4 ramos de salsinha e 4 ramos de cebolinha
- 4 dentes de alho
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- azeite extra virgem




Preparo


Neste preparo, vamos começar temperando e deixando de molho estes belos filés de pescada.

Pique bem a salsinha, esprema os alhos e coloque em um recipiente com tamanho suficiente para acomodar os filés, nesta ordem: sal em cada filé, um toque de pimenta do reino, os alhos espremidos, a salsinha picadinha e por fim o suco dos limões, espremidos. Espalhe bem o tempero pelos filés e deixe eles ficarem de molho, pegando este gosto.

Enquanto os filés adquirem um pouco de sabor, vamos preparando os outros ingredientes para montar a travessa que irá ao forno.

Corte os pimentões, os tomates e as cebolas em rodelas, deixando em recipientes separados. Pique também a cebolinha em pequenas rodelas. Deixe todos estes ingredientes a mão, vamos começar agora a montar a travessa.

Comece forrando o fundo da travessa com azeite extra virgem, aplicando logo em seguida uma camada de rodelas de tomate, uma camada de rodelas de cebola e uma de rodelas de pimentão. Por cima deste forro, coloque os filés de peixe, delicadamente. A esta altura deverão estar com um aroma delicioso, com bastante sabor.

Por cima do peixe, aplique a cebolinha e repita as camadas de tomate, cebola e pimentão, dando uma caprichada nas azeitonas no final. Nossa, que fome!

Agora é só levar no forno pré-aquecido em temperatura média (230 C°) por cerca de 1h-1h e 20 mins. Vá de tempos em tempos verificando se o peixe já está assado e os ingredientes levemente tostadinhos.

Quando estiver no ponto, sirva imediatamente!

Filé de peixe pescada recém saído do forno

Pessoal, essa foi mais uma receita do Mundo Gastronomic!, espero que tenham gostado. Vou ficando por aqui, abraços e tenham uma ótima semana!








6 comentários:

  1. Que maravilha, no forno adoro*
    Beijinhos e um bom dia*

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de prato!!
    Consigo sentir-lhe o aroma e quase, quase, sentir-lhe o sabor divino!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  3. Acho uma excelente maneira de comer pescada.
    Vou levar a receita.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Peixe é tudo de bom e esta receita (já devidamente anotada) parece deliciosa!
    Abraço, Aline.

    ResponderExcluir