Menu

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Receita: Creme de Cenoura

Creme de cenoura quente, pode ser servido como acompanhamento ou com torradinhas

Olá pessoal! Tem um tempo que não passo aqui para falar com vocês, como vão? Vou dizer que bateu uma saudade! Pois é gente, na segunda-feira, que é dia de receita aqui no Mundo Gastronomic!, tivemos contratempos técnicos e infelizmente não foi possível postar a receita. Pedimos desculpas!

De fato há meses que não fazemos isto, então esperamos que você, fiel leitor deste humilde blog, entenda que foi uma emergência. Não se preocupe, compensaremos vocês. Esta semana vou postar algumas receitas que tenho guardado na manga, acho que vocês merecem.

Uma delas é esta receita de Creme de Cenoura, uma receita bem familiar que um passarinho me contou. É uma receita bem versátil, pois você pode usar tanto como acompanhamento, caindo muito bem com um peixe, como entrada ou até um prato leve, acompanhada de torradinhas!

Vamos ver como se prepara essa belezinha?



Características


CategoriaAcompanhamento
Tempo de preparo1 hora
Rendimento6 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 




- 3 cenouras médias \ grandes
- 1 batata média
- 4 ramos de salsinha
- 3 cebolinhas
- 3 caldos de galinha Knorr
- 1/2 cebola média
- 2 dentes de alho
- sal a gosto





Preparo


Essa receita é bem simples, questão de passos. Acho que o segredo mesmo é deixar com o tempero certo e o creme bem engrossado!

Comece descascando e picando rudemente as cenouras e a batata. Não se preocupe com padronização, você vai moer tudo no liquidificador. 

Pique também a cebola, em pedaços pequenos, a salsinha junto com a cebolinha, e descasque e esprema os alhos. Deixe todos os ingredientes ao alcance.

Pegue uma panela bem grande e comece a dourar o alho e a cebola. Quando estiver bem douradinho, acrescente um litro d'água e a batata e cenoura, deixe ficarem cozinhando. Quando estiverem já mais amolecidos, pegue todo o conteúdo, incluindo a água, e coloque no liquidificador para bater. 

Vai formar um creme grosso, mas ainda líquido. Pegue este creme e leve de volta para panela, acendendo novamente em fogo alto.

Acrescente ao creme os caldos de galinha e vá misturando, até os caldos se dissolverem. Corrija o sal, experimentando o preparo como um todo. Não esqueça que parte do líquido vai evaporar enquanto engrossa, então a tendencia é que o tempero fique mais concentrado.

Deixe a panela meio tampada e esqueça ela. Você vai deixar o creme engrossando por pelo menos uns 15-20 minutos. Vai depender muito do seu gosto, mas o importante é não estar líquido.

Bem simples, sirva ainda quente!

Delicioso Creme de Cenoura, servido quentinho

Pessoal, foi ótimo escrever para vocês, abraços e até a próxima!









3 comentários:

  1. E ai...

    Já disse e repito de novo: SUPER receita!

    Adorei.

    Ótimo Domingo, Fábio.

    ResponderExcluir
  2. muito bom desse jeito vou fazer todo dia bjss

    ResponderExcluir