Menu

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Receita: Pene com Almondegas de Carne

Pene com Almondegas de Carne
Fala galera, como vão nesta segunda-feira? Hoje é dia! Temos mais uma receita fresquinha para vocês, direto do forno. Essa é uma invenção nossa que ficou uma delícia, uma receita que já fazemos há tempos. Ela não é necessariamente inovadora, mas a forma de prepara-la que é um pouco diferente do tradicional, e que dá um ótimo resultado.

Essa receita de Pene com Almondegas de Carne vai dar um ótimo rendimento e agradar a todos! Vamos ver como se faz?


Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparo1 hora
Rendimento6 pratos
ComplexidadeSimples


Ingredientes 


- 1 pacote de 500g. de pene
- 2 saches de molho de tomate
- 600g. de carne moída
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de farinha de mandioca
- 4 ramos de salsinha
- 4 talos de cebolinha
- ervas finas
- 4 folhas de louro
- 1 tomate
- 7 dentes de alho
- tempero completo (tempero à base de sal com alho, cebola, pimenta e ervas)
- 1 ovo
- óleo


Preparo


Vamos começar preparando a carne e fazendo as almondegas. Porém, para adiantar, já deixe toda salsa e cebolinha picadinha (cheiro verde), os alhos espremidos, e o tomate cortado em pedaços rústicos.


Para as almondegas. Pegue uma bacia, coloque toda carne moída. Acrescente o ovo, a farinha de trigo, a farinha de rosca e misture bem com as mãos, apertando a carne entre os dedos. Quando estiver uniforme, acrescente metade do cheiro vende, umas 6 pitadas do tempero completo, e misture novamente até ficar mais uma vez uniforme.  Verifique se a carne estiver desgrudando dos dedos, caso contrário, adicione mais farinha de mandioca. 

A esta altura, a carne deverá estar na consistência certa para formar bolas de carne. Vá pegando pedaços das carnes e, com as palmas das mãos, fazendo bolinhas de carne. Utilize toda carne no processo.

Pegue uma frigideira grande, encha com dois dedos de óleo, acenda em fogo alto. Quando o óleo estiver quente, ponha metade das almondegas para fritar, virando na metade do tempo. Frite todas as almondegas e reserve em um prato fundo coberto com papel toalha, para absorver o óleo.

Enquanto frita as almondegas, vá cozinhando o pene em uma panela grande com um filete de azeite e uma colher de chá de sal. Para isto, deixe a água ferver e acrescente o pene na água fervendo por cerca de 4-5 minutos. Deixe a massa al dente.

Vamos preparar o pene ao alho e óleo. Adicione uma colher e meia de sopa de óleo na mesma panela utilizada para cozinhar o pene. Acrescente 5 dentes de alho espremidos e deixe o alho fritando até dourar. Em seguida, abaixe o fogo e acrescente o pene, misturando com o alho até pegar bem o sabor.

Etapa final: preparar um molho vermelho para as almondegas. Coloque para dourar os dois dentes de alho restantes e assim que estiverem dourados, acrescente os dois saches de molho de tomate junto com 1/2 colher de sopa de água. Acrescente o cheio verde, as folhas de louro, o tomate picado rusticamente, as ervas finas e um pouco do tempero completo. Vá mexendo e experimentando, corrigindo no sal se achar necessário. Uma dica: acrescente uma colher se sopa de açúcar para cortar a acidez e dar um gostinho especial. Este passo, porém, é opcional.

Quase pronto! Diminua o fogo e tampe a panela por 10 minutos, até o molho engrossar um pouco. Acrescente por fim as almondegas e misture, finalizando assim o seu molho de almondegas!

Para montar o prato, acrescente o pene, por cima o molho com as almondegas, e por fim um pouco de salsinha inteira e queijo ralado. Sirva ainda quente!



Abraços e uma ótima semana!









0 comentários:

Postar um comentário