Menu

sábado, 15 de junho de 2013

Suflê de Chocolate e Gulasz no A Polonesa

Suflê de Chocolate, uma das especialidades do restaurante A Polonesa
Suflê de Chocolate, uma das especialidades do restaurante A Polonesa

Meus caros colegas, como vão neste sábado a noite? Está uma chuvinha gostosa aqui no Rio de Janeiro. Sei que nem todos gostam deste clima um pouco mais frio, mas para mim é uma desculpa perfeita para ir em um bom restaurante. E quem não gosta disso?

Hoje tenho uma recomendação de um local bem aconchegante que tivemos a oportunidade de conhecer na semana passada, o restaurante A Polonesa. Tanto gostei que fui novamente lá hoje. O que me agradou no local? Boa comida, tipicamente polonesa, decoração rústica, com diversas referencias aos país Europeu espalhadas pelo estabelecimento, e bebidas bem típicas.

O restaurante fica em um local meio escondido, em meio a toda aquela agitação de Copacabana, mas carrega anos de história, tento sido estabelecido por uma família de poloneses muito antes de muitos outros estabelecimentos da região, como o também famoso Pavão Azul, que fica ali quase de frente.

Couvert com fatias de pão, azeitonas e chucrute
Couvert com fatias de pão, azeitonas e chucrute
Pedimos como entrada um Couvert básico, que veio composto de fatias de pães, azeitona e chucrute para acompanhar. Sinceramente nunca havia experimentado pão com chucrute, e apesar de ser uma mistura um pouco diferente, o gosto até que agradou.

Para beber, pedimos uma garrafa de cerveja Boemia, e um cálice da vodka polonesa Zubrówka, uma das melhores que já experimentei, e olha que não sou muito fã de bebidas quentes. Aliais, se você é fã deste tipo de bebida, este restaurante é uma perdição. As opções são extensas, e cada dose é melhor do que a outras. 



O local também oferece algumas opções de cerveja importada. Nesta ocasião, pedimos uma cerveja russa tipo escura, Baltika. Muito boa!

Cerveja russa Baltika
Cerveja russa Baltika

Como prato principal, pedimos o tradicional Gulasz (também conhecido como Goulash), recomendado pelo dono da casa. O Gulasz nada mais é do que um guisado preparado com um molho engrossado, geralmente com farinha de trigo, feito com carne de vaca. O prato é originalmente Húngaro, e o nome significa comida de vaqueiros. Um dos ingredientes que dá sabor marcante ao prato é a Páprica, iguaria típica daquela região da Europa. Eu tive que experimentar um prato húngaro, afinal o meu sobrenome Huszar, é de origem húngara! Nada como conhecer as raízes, ainda mais desta forma.

Como éramos 3 pessoas, o Gulasz seria pouco para nós, então pedimos também o Strogonoff da casa. Dá para perceber que também leva Páprica em seu preparo, o que dá um sabor bem distinto. Ambos os pratos acompanham batatas sauté e arroz branco. 

Gulasz, prato tipicamente húngaro
Gulasz, prato tipicamente húngaro
Strogonoff da casa bem servido de cogumelos
Strogonoff da casa bem servido de cogumelos
Batatas sauté levemente remexidas
Acompanhamento de batatas sauté, propositalmente remexidas

Suflê de chocolate do A Polonesa
O suflê é feito na hora e chega quentinho à mesa
Para finalizar essa comilança, não podíamos deixar de experimentar a sobremesa mais tradicional da casa, o famoso Suflê de Chocolate. Eu particularmente achei muito gostoso e bem servido, apesar de ser uma sobremesa razoavelmente simples. O que cativa é a forma como é apresentado, ele é preparado na hora e chega quentíssimo à mesa com uma chama saindo de uma casca de ovo. É uma forma única de servir o prato.

Apesar da apresentação, o Suflê, por ser uma sobremesa simples, não tem nada que faça você dizer "nossa, que maravilha". Mesmo assim, dá para servir bem 3, ou até 4 pessoas, por isso, eu diria que vale a pena.

No todo, o A Polonesa é um ótimo local a ir, e com certeza visitarei mais vezes. O preço fica em torno de 60 R$ por pessoa e todos saem bem satisfeitos. Fica a recomendação.

O A Polonesa fica na R. Hilário de Gouveia, 116 - Copacabana  Rio de Janeiro.

Abraços e até a próxima!





6 comentários:

  1. Ah Felipe que suflê do aspecto de gostoso! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Que buena pinta tiene el sufle ademas que todos los platos de los fotos son espectaculares
    un saludo

    ResponderExcluir
  3. Ótima indicação de restaurante! É bem servido né? Ah, o couvert está apetitoso com esses pães e patê. Abraços e parabéns por morar em uma cidade tão linda. Estou para fazer uma postagem sobre o RJ - passei um fim de semana em maio aí.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! Quantas delícias..
    Imagino que o sabor dos pratos seja tudo de bom.
    A apresentação está linda..
    Eu nunca comi suflê acredita?

    Um beijo super carinhoso e uma semana de muitas boas notícias..

    ResponderExcluir
  5. Que aspecto deve estar uma delicia!!!!!!

    Beijinhos e uma boa semana
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderExcluir