 |
Suflê de Chocolate, uma das especialidades do restaurante A Polonesa |
Meus caros colegas, como vão neste sábado a noite? Está uma chuvinha gostosa aqui no Rio de Janeiro. Sei que nem todos gostam deste clima um pouco mais frio, mas para mim é uma desculpa perfeita para ir em um bom restaurante. E quem não gosta disso?
Hoje tenho uma recomendação de um local bem aconchegante que tivemos a oportunidade de conhecer na semana passada, o restaurante A Polonesa. Tanto gostei que fui novamente lá hoje. O que me agradou no local? Boa comida, tipicamente polonesa, decoração rústica, com diversas referencias aos país Europeu espalhadas pelo estabelecimento, e bebidas bem típicas.
O restaurante fica em um local meio escondido, em meio a toda aquela agitação de Copacabana, mas carrega anos de história, tento sido estabelecido por uma família de poloneses muito antes de muitos outros estabelecimentos da região, como o também famoso Pavão Azul, que fica ali quase de frente.
 |
Couvert com fatias de pão, azeitonas e chucrute |
Pedimos como entrada um Couvert básico, que veio composto de fatias de pães, azeitona e chucrute para acompanhar. Sinceramente nunca havia experimentado pão com chucrute, e apesar de ser uma mistura um pouco diferente, o gosto até que agradou.
Para beber, pedimos uma garrafa de cerveja Boemia, e um cálice da vodka polonesa
Zubrówka, uma das melhores que já experimentei, e olha que não sou muito fã de bebidas quentes. Aliais, se você é fã deste tipo de bebida, este restaurante é uma perdição. As opções são extensas, e cada dose é melhor do que a outras.
O local também oferece algumas opções de cerveja importada. Nesta ocasião, pedimos uma cerveja russa tipo escura, Baltika. Muito boa!
 |
Cerveja russa Baltika |
Como prato principal, pedimos o tradicional Gulasz (também conhecido como Goulash), recomendado pelo dono da casa. O Gulasz nada mais é do que um guisado preparado com um molho engrossado, geralmente com farinha de trigo, feito com carne de vaca. O prato é originalmente Húngaro, e o nome significa
comida de vaqueiros. Um dos ingredientes que dá sabor marcante ao prato é a Páprica, iguaria típica daquela região da Europa. Eu tive que experimentar um prato húngaro, afinal o meu sobrenome Huszar, é de origem húngara! Nada como conhecer as raízes, ainda mais desta forma.
Como éramos 3 pessoas, o Gulasz seria pouco para nós, então pedimos também o Strogonoff da casa. Dá para perceber que também leva Páprica em seu preparo, o que dá um sabor bem distinto. Ambos os pratos acompanham batatas sauté e arroz branco.
 |
Gulasz, prato tipicamente húngaro |
 |
Strogonoff da casa bem servido de cogumelos |
 |
Acompanhamento de batatas sauté, propositalmente remexidas |
 |
O suflê é feito na hora e chega quentinho à mesa |
Para finalizar essa comilança, não podíamos deixar de experimentar a sobremesa mais tradicional da casa, o famoso Suflê de Chocolate. Eu particularmente achei muito gostoso e bem servido, apesar de ser uma sobremesa razoavelmente simples. O que cativa é a forma como é apresentado, ele é preparado na hora e chega quentíssimo à mesa com uma chama saindo de uma casca de ovo. É uma forma única de servir o prato.
Apesar da apresentação, o Suflê, por ser uma sobremesa simples, não tem nada que faça você dizer "nossa, que maravilha". Mesmo assim, dá para servir bem 3, ou até 4 pessoas, por isso, eu diria que vale a pena.
No todo, o A Polonesa é um ótimo local a ir, e com certeza visitarei mais vezes. O preço fica em torno de 60 R$ por pessoa e todos saem bem satisfeitos. Fica a recomendação.
O A Polonesa fica na R. Hilário de Gouveia, 116 - Copacabana Rio de Janeiro.
Abraços e até a próxima!

Ah Felipe que suflê do aspecto de gostoso! Beijinhos...
ResponderExcluirQue buena pinta tiene el sufle ademas que todos los platos de los fotos son espectaculares
ResponderExcluirun saludo
Ótima indicação de restaurante! É bem servido né? Ah, o couvert está apetitoso com esses pães e patê. Abraços e parabéns por morar em uma cidade tão linda. Estou para fazer uma postagem sobre o RJ - passei um fim de semana em maio aí.
ResponderExcluirNossa!! Quantas delícias..
ResponderExcluirImagino que o sabor dos pratos seja tudo de bom.
A apresentação está linda..
Eu nunca comi suflê acredita?
Um beijo super carinhoso e uma semana de muitas boas notícias..
Que linda sobremesa, Felipe!
ResponderExcluirQue aspecto deve estar uma delicia!!!!!!
ResponderExcluirBeijinhos e uma boa semana
Carla Sofia
http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt