Menu

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Receita: Strogonoff de Filet Mignon

Strogonoff de Filet Mignon
Um Strogonoff de Filet Mignon esperando para ser comido

Fala pessoal, boa noite! Como vão neste início de semana? Prontos para mais uma das receitas de segunda-feira do Mundo Gastronomic?

A receita de hoje é simples e adorada na mesa dos brasileiros, o famoso Strogonoff de Filet Mignon. Esta receita faz sucesso por aqui porque é simples, gostosa, rende bem e é fácil fazer um acompanhamento, basta um arroz e uma batatinha, seja palha, seja corada ou salteada, para ter um refeição completa.

Apesar de haver um beabá básico, cada um tem seu toque e sua maneira de preparar, e nós, do Mundo Gastronomic! estamos dispostos a compartilhar nossa maneira de fazer com vocês. Então, sem mais delongas, vamos ver como se faz?



Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparo40 minutos
Rendimento5 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 



Ingredientes para o strogonoff de filet mignon

- 600 gramas de filet mignon
- 1/3 de tubo de ketchup
- 2 latas de creme de leite
- 1 tomate
- 3 dentes de alho
- 1/2 cebola média
- 2 caldos knorr de carne
- 150 gramas de champignon
- 2 colheres de sopa de óleo
- ervas finas
- pimenta do reino e sal a gosto


Preparo


Este prato não tem segredos, o filet mignon por si, como sempre, faz boa parte do trabalho. Esta é uma carne muito tranquila de se trabalhar, com resultados espetaculares.

Corte o filet mignon em tirinhas não muito finas e não muito compridas (como os da foto), tempere com sal e pimenta do reino. Esprema o alho e pique a cebola bem pequenininha. Pique o tomate com casca e tudo, grosseiramente. Se quiser, fatie também o champignon (eu sinceramente prefiro eles inteirões).

Essa carne vai render um belo strogonoffPegue uma panela grande, coloque o óleo para esquentar poucos segundos e adicione a cebola e o alho, deixando ficar douradinhos. Em seguida, acrescente a carne, deixando ela pegar uma corzinha. Pode ser que saia um líquido marrom da carne, não desperdice, vai dar um gosto bom no strogonoff. Mas não deixe muito tempo para não ficar dura.

Creme de leite e os outros ingredientes do strogonoff. Quase pronto!
Quando a carne estiver no ponto, já douradinha, diminua o fogo para quase mínimo e acrescente, na order, o creme de leite, o tomate, o champignon, os caldos de carne e as ervas finas. Agora misture bem.

Quando estiver com um preparo mais uniforme, pode começar a acrescentar o Ketchup. Acredito que a medida certa seja um pouquinho mais que 1/3 de um tubo de Ketchup, mas fica a seu gosto. Quando preparado com Ketchup, o strogonoff fica bem cremosinho, então na minha opinião este é o diferencial desta receita.

Vá misturando o preparo com o Ketchup, corrigindo no sal. Quando achar que estiver com a cor rosada a seu agrado, apague o fogo e sirva imediatamente.

Strogonoff de filet mignon pronto para ser devorado
Strogonoff de Filet Mignon pronto para ser devorado

Curiosos sore esta batatinha? Não tem segredos, mas fica para outro post!

Por enquanto vou ficando por aqui, uma ótima semana e bom apetite!

Até breve.









7 comentários:

  1. oi Felipe,meu filho e meus dois netos adoram como diz meus netos carne com bolinha né Vó Rosinha rsrsrsr (por conta dos cogumelos) Bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Adoro strogonoff e por acaso á muito que não faço.
    Esse ficou mesmo uma maravilha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola,
    adorei a sugestão...O Filet Mignon ja ajuda muito, mas o mérito é teu!
    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Simples mas deliciosa

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. ele esta com um arzinho de quero mais deu agua na boca adorei bjs bs

    ResponderExcluir
  6. Olá Felipe, publiquei há dois ou três dias um strogonoff de frango. Não uso champignon, porque o P. não gosta, mas eu adoro! Este seu está lindo e deve ser delicioso.
    Bjs

    ResponderExcluir