Menu

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Receita: Nhoque de Batatas ao Molho de Filet Mignon

Nhoque caseiro feito a base de batatas, coberto de molho de Filet Mignon

Boa noite! Sejam bem vindos ao nosso Mundo Gastronomic! em mais uma segunda-feira de receitas! Prontos para ver as maravilhas que temos, com todo carinho e dedicação, a oferecer a vocês, os protagonistas deste mundo de gastronomia e delícias?

Hoje, gostaríamos de compartilhar com vocês uma receita especial que aprendi há muito tempo e às vezes faço para as pessoas que considero especiais (neste caso para minha mulher). Apresento a vocês a receita de hoje: Nhoque de Batatas ao Molho de Filet Mignon!

Vamos ver como se faz essa belezinha?



Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparo40 minutos
Rendimento4 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 


Nhoque

Ingredientes para o nhoque

- 3 litros de água
- 6 batatas médias (cerca de 750 gramas)
- 1 xícara e meia de farinha de trigo
- farinha de trigo para polvilhar a superfície de trabalho
- sal a gosto





Molho de Filet Mignon


Ingredientes para o molho de filet mignon
- 600 gramas de filet mignon
- 1 sache de molho de tomate
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 1 caldo Knorr de carne
- 5 ramos de salsinha
- sal e pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de óleo



Preparo


Vamos começar trabalhando no molho, enquanto as batatas cozinham, o que deve demorar cerca de 25 minutos. Para isto, coloque as batatas, já bem lavadas, para cozinhar, com casca em tudo, nos 3 litros de água, até que fiquem amolecidas o suficiente para fazer um purê.

Caso se pergunte porque a casca, é para dar uma firmeza extra no Nhoque. Geralmente fica bem molinho e esbranquiçado se não for feito da maneira correta. 

Cortando o filet mignon em tirasEnquanto as batatas cozinham, corte o filet mignon em tiras não muito finas, nem muito grossas, removendo o excesso de gordura. Costumo dizer que o filet mignon é uma carne bem fácil de trabalhar, e não é por menos. Ele é macio e seu corte geralmente facilita qualquer tipo de preparo. Polvilhe as tiras de filet mignon com um pouco de sal e pimenta.

Para o molho, pique a cebola em pedacinhos bem pequenos , esprema os alhos e pique a salsinha grosseiramente.

Preparando o molho de filet mignon
Pegue uma panela média, deixe esquentar alguns segundos com 2 colheres de sopa de óleo e coloque o alho e a cebola para dourar, mexendo de instantes em instantes para evitar que grudem e queimei. Em seguida, adicione o filet mignon e deixe pegando uma cor. Quando já não estiverem mais crus, adicione o molho de tomate junto com 1/3 de copo de água, baixando o fogo para temperatura baixa.

Em seguida, aplique as 2 colheres de sopa de farinha, misturando lentamente. Misture os outros ingredientes, nesta ordem: o caldo Knorr de carne, a salsinha, algumas pitadas de sal, e 1 colher de sopa rasa de açúcar, opcionalmente caso deseje cortar a acidez. O molho está pronto!

Trabalhando a massa na superfície afarinhada
Vamos ao Nhoque. As batatas a esta altura já deverão estar amolecidas. Esprema-as, formando um purê, e em uma superfície afarinhada, coloque esse purê, adicionando aos poucos a farinha de trigo e o sal. Vá misturando a massa com as mãos até não grudar mais nos dedos. Isso pode levar mais ou menos farinha do que descrita na receita.

Uma vez com a massa pronta, vá pegando pedaços e fazendo tiras médias, não muito grossas, sempre rolando sob a superfície afarinhada. Se o nhoque começar a grudar na superfície, aplique mais farinha na superfície. Em cada tira, vá cortando pequenos pedaços de tamanho relativamente igual, e rolando com um garfo por cima, achatando um pouco cada pedaço de massa e formando os sulcos.

Cozinhando o nhoque
Agora basta cozinhar. Em uma panela grande, aqueça 2 litros de água, aplicando 2 filetes de azeite. Quando estiver fervendo, coloque a massa e deixe cozinhando durante cerca de 4 minutos, ou até começar a subir para superfície. Escorra o nhoque e prepare-se para montar o prato.

Para montar o prato, muito simples! Coloque, se desejar, uma folha de alface roxa por baixo, o nhoque por cima, e acima de tudo o molho delicadamente, com uma folhinha de salsinha para completar.

Esta é uma receita ótima para comer em família!

Bom apetite e até a próxima!









4 comentários:

  1. Nunca comi nhoque mas achei a sugestão uma delicia.aspecto tão bom que apetece mesmo comer.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Felipe, fiquei maravilhada e está muito bem explicado!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. uma super sugestao que gostei mt esta com um aspceto tao bom que da vontade de comer humm bjs

    ResponderExcluir
  4. adoro nhoque domingo eu fiz também bjs Rosinha

    ResponderExcluir