Menu

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Receita: Torta de Creme Carolinda com Nozes


Olá meus caros leitores, como vão nesta noite de quinta? Semana acabando, fim de semana chegando, e lá se foi mais uma semana agitadíssima!

No post de hoje vai uma deliciosa torta que fiz para uma amiga muito especial que vai ser mamãe da Laís. Meus parabéns para a Helaine, que lutou bastante e agora está colhendo os frutos por tanto empenho pela Laís que com certeza virá abençoada ao mundo!

Na segunda-feira fizemos um chá de fraldas e para homenagear minha amiga preparei esta torta de nozes com o Creme Carolinda, a Torta de Creme Carolinda com Nozes! Posso garantir que foi um sucesso absoluto. Só para vocês do Mundo Gastronomic!, segue a receita completíssima!





Características


CategoriaSobremesa
Tempo de preparo2 horas e 20 minutos
Rendimento12 porções
ComplexidadeIntermediária


Ingredientes 



- 3 latas de leite condensado
- 3 latas de creme de leite
- 3 medidas de lata de leite (quase uma caixa)
- 150g de nozes
- 1/3 de tablete de manteiga com sal
- 1 barra de chocolate meio amargo (mínimo 43% cacau)
- 1 colher de chá de chocolate em pó
- 2 pacotes de biscoito de maizena



Preparo


Massa

Pegue um pacote de biscoito de maizena, coloque os biscoitos em um liquidificador e triture até virar um farelo. Uma dica é utilizar a função pulsar do liquidificador.

Misture em uma bacia o farelo de maizena, 1/3 de tablete de manteiga com sal e uma colher de chá rasa de chocolate em pó (não é todo chocolate). Com as mãos, misture bem os ingredientes até formar uma farinha de maizena de cor uniforme.

Pegue uma forma sem fundo de 28 cm. de diâmetro e forre com a farofa achocolatada, de forma a preencher todo fundo da forma. Utilize os dedos para espalhar bem.

Pela lateral da forma, bata com as pontas do dedo, formando uma bordinha como a da foto.

Acenda o forno, pré-aquecendo em fogo alto e levando a massa para assar durante 10 minutos em temperatura mínima, à 180° C. Reserve.


Recheio


Prepare o Creme Carolinda exatamente como explicado no link, utilizando as 3 latas de leite condensado, 3 latas de creme de leite e 3 medidas de lata de leite.

Pegue as nozes e separe algumas que serão utilizadas para colocar por cima, como acabamento. As restantes, triture no liquidificador em pedaços não muito pequenos e misture com o Creme Carolinda já pronto, o fogo deverá estar apagado para isto. Misture bem de forma que as nozes trituradas fiquem bem distribuídas pelo creme.
Esquente um pouco de leite e misture com o chocolate em pó restante, para você ir molhando os biscoitos.

Na massa da torta que estava reservada, aplique cerca de 1/3 do creme por cima, utilizando uma colher de pau para nivelar. Vá molhando os biscoitos de maizena e distribuindo por cima da primeira camada de creme, de forma que toda a superfície seja preenchida com os biscoitos.

Aplique mais uma camada de creme, mais uma de biscoitos e por fim mais uma terceira camada de creme, totalizando 3 camadas de creme com nozes e uma camada de biscoitos. Cubra essa parte inicial da torta com papel alumínio e leve para esfriar por 30 minutos na geladeira.

Derreta a barra de chocolate meio amargo em banho maria, misturando com um pouco do leite achocolatado utilizado para molhar os biscoitos. Mas não utilize muito leite, ou vai deixar o chocolate derretido muito cremosos.

Aplique esse chocolate derretido por cima da última camada de creme, cobrindo toda superfície de torta. Estamos quase no fim agora.

Agora é só decorar as nozes inteiras / semi-inteiras por cima do chocolate de forma bem bonita. Pode também triturar algumas no liquidificador e colocar algumas camadas trituradas. Não há muita regra, agora o que reina é sua criatividade! O importante é deixar bem bonita, para causar uma boa apresentação!

Basta agora levar por mais 3 horas na geladeira e servir! Essa torta é uma das melhores que já fiz, o creme combina muito bem com as nozes, então use com sabedoria!

Espero que tenho gostado, mais uma vez parabéns para a mamãe Helaine e a Laís!

Abraços e até a próxima!





6 comentários:

  1. Que torta deliciosa!!! Ficou com um aspecto de babar :) Parabéns para a sua amiga!

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Que docinho maravilhoso que aqui tens. Uma verdadeira delícia.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Bem... Filipe! Que bomba é esta tua torta! Deve ser uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. que delicia adorei esse creme ela esta mt bonita parabens e mtas felicidades para tua amiga bjs bfs

    ResponderExcluir
  5. Uma delícia de torta meu amigo! Gosto bastante de sobremesas assim...Beijinhos.

    ResponderExcluir