Menu

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Receita: Bacalhau à Zé do Pipo

A receita de hoje, como geralmente posto às segundas, é uma das especialíssimas que geralmente faço nos fim de semana, neste caso para o almoço de domingo de páscoa. É uma receita tradicional portuguesa, um Bacalhau à Zé do Pipo. Esse prato, criado na década de 1960, recebe o nome do seu dono, Zé do Pipo. Mais informações aqui. Note que a receita também possui a variação com brócolis, utilizado em muitos de seus preparos.

Então, como costumo dizer, ao trabalho!


Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparo24 horas para desalgar o bacalhau, mais 1h de preparo
Rendimento6 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 



- 1 kg de bacalhau salgado seco
- 6 batatas médias/grandes
- 1 cebola grande
- 5 ovos
- 200 gramas de azeitonas pretas
- 1 xícara de chá de salsinha
- 1/2 xícara de azeite e mais um pouco para regar
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher de sopa de margarina
- 5 colheres de sopa de maionese


Preparo


Antes de mais nada, você deverá dessalgar o bacalhau. Para isso, coloque em um recipiente com água suficiente para cobrir todo o bacalhau e deixe na geladeira durante 24 horas, trocando a água 4 vezes durante este tempo.


Com o bacalhau já dessalgado, remova a pele, ferva 2 litros de água e coloque o bacalhau para dar uma leve fervura, por cerca de 5-10 minutos, para remover o sal restante. Tome cuidado para não deixar muito tempo, ou você vai acabar tirando o gosto do bacalhau e assim descaracterizar a receita. Enquanto isso, corte as batatas em pedaços menores e coloque-as para cozinhar. Cozinhe também os ovos.


Desfie o bacalhau em lascas médias, aproveitando o máximo possível da carne do bacalhau. Remova as espinhas com cuidado e vá jogando o conteúdo em uma vasilha. Reserve.

Experimente um pedaço das lascas, se ainda estiver muito salgado, pode dar mais uma leve fervura para remover o excesso de sal.

Pique a cebola da maneira que preferir. Aqui, existem duas opções, dependendo do seu gosto. Você pode cortar em rodelas, o que vai permitir que você sinta a cebola na receita, ou picar em pedacinhos bem pequeninhos, como eu fiz, assim fica mais para dar um gosto.


Em uma panela, jogue 1/2 xícara de azeite e coloque a cebola para dourar. Deixe ficar bem douradinha, sem queimar, e neste azeite jogue o bacalhau e as azeitonas pretas para refogar. Deixe dar uma refogada caprichada, misturando bem o azeite, a cebola e o bacalhau. Vai começar a subir um cheirinho bem gostoso. Reserve.

A esta altura, as batatas já deverão estar bem molinhas. Utilizando um espremedor de batatas (ou se não tiver, um garfo mesmo), esprema-as, fazendo um purê. Vá picando a salsinha.

Pegue uma panela, acenda em fogo baixo com um pouquinho de azeite, coloque o purê de batatas, 1 lata de creme de leite (adicione aos poucos), a margarina e a salsinha. Misture bem, até ficar um purê de consistência média. Reserve.


Hora de começar a montar a travessa. Em uma travessa, ou pirex, coloque uma camada de purê de batatas utilizando um pouco mais que a metade de todo purê feito e espalhe pelo fundo e pelos lados da travessa. Em seguida, jogue o bacalhau, como recheio e regue com bastante azeite.  Por cima desta camada de bacalhau coloque 2 ovos cozidos cortados em rodelas.



Utilize o restante do purê de batatas para cobrir o recheio de bacalhau e cubra com a maionese, utilizando uma colher para espalhar por toda superfície do purê. Utilize os ovos restantes para cobrir, enfeitando e fazendo uma camada final, e por fim leve para gratinar por 10-15 minutos, ou até ficar bem douradinho. Você saberá quando estiver no ponto!




Aí está, seu bacalhau à zé do pipo! Acompanhe um arroz à grega e uma saladinha e lhe renderá um belo de um almoço em família!


Uma ótima semana e até a próxima!







10 comentários:

  1. O teu bacalhau está um lindo gratinado. Gostei muito!

    Beijinhos,
    Aida

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe :)

    O bacalhau à Zé do Pipo, é uma das grande iguarias portuguesas e é um prato muitissimo apreciado por quase todos os portugueses (excepção feita aos miúdos e adolescentes, que nem sempre gostam de bacalhau, eh eh eh).

    Adorei o seu, lindo, com um gratinado perfeito ! :)
    Abriu-me o apetite ! :)

    Olá Felipe,

    Felipe, quanto à pergunta que deixou no Brisa Maritima acerca da pasta de alho, a receita original dos pãezinhos leva pasta de alho, mas não coloquei, eu piquei alho, barrei os pães com manteiga e coloquei o alho por cima.
    Seja como for, você encontra várias receitas de pasta de alho pela net, umas com maionese, outras só com óleo vegetal, enfim, há uma imensidão de receitas que o poderão ajudar...
    Por acaso nunca fiz, mas vocês deu-me a idéia para fazer uma um destes dias ! :)

    Beijinho

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. olá querido tudo bem ? também amei seu blog menino vc cozinha pra caramba ..amei..parabens
    nossa adoro bacalhau sabe que nunca fiz este ? vou etsar sua receita e depois te falo ok
    boa terça feira

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    que receita maravilhosa, adoro pratos diferente e com história. Fiz uma vez bacalhau e ficou muito ruim, agora tenho medo de fazer. Mas tua receita está linda e convidativa, um dia tentarei fazer, já anotei os ingredientes.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. olá Felipe boa tarde estou chegando agora no seu cantinho e já ficando bjs Rosinha

    venha conhecer o meu também

    ResponderExcluir
  6. gosto mt deste prato mas eu faço com maionese assim é a primeira vez que vejo mas gostei mt desta sugestao bjs

    ResponderExcluir
  7. Uma maravilha o teu prato de bacalhau! Felipe você acha a receita de Vatapá e Caruru no meu blog na postagem de (fevereiro de 2013) e também em (setembro de 2012)"No arquivo do blog do lado direito" Veja lá você vai gostar! Quanto ao azeite doce é como chamamos cá na Bahia (mas é o azeite de olivas natural mesmo! Beijinhos querido...

    ResponderExcluir
  8. Felipe, que bacalhau soberbo!!! Muito boa apresentação!
    Beijinhos, boa quarta!
    Madalena

    ResponderExcluir
  9. Bacalhau? ainda não conheci ninguem que não goste, e o seu tem um aspecto muito bom.

    Parabéns pelo Blog.

    http://Thatcakesweet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O bacalhau ficou com um aspecto fantástico!

    ResponderExcluir