Menu

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O segredo do Creme Carolinda

Meus caros leitores! Vamos chegando pois hoje quero compartilhar com vocês um segredo de família que já venho dividindo com vocês há algum tempo sem nem vocês saberem. É um segredo de preparação de um creme muito gostoso para tortas e pavês, um creme diferente do tradicional.

Batizei com o nome de Creme Carolinda como uma pequena homenagem à minha esposa, que me ensinou a fazer esta verdadeira obra de arte. Na verdade, como as melhores coisas da vida, não há nada de complexo ou rebuscado na preparação deste creme, apenas a paciência e a persistência. Ele demora um pouco para pegar o ponto, mas garanto que vale a pena!

Abaixo algumas receitas do Mundo Gastronomic! que já foram feitas com o creme:


Em breve vou colocar mais receitas de tortas e pavês com este creme que tanto gostamos!

Mas como fazer o Creme Carolinda? Bem, está na hora de colocar a mão na massa, então, vamos ao trabalho!


Características


CategoriaCreme para sobremesas
Tempo de preparoAproximadamente 1 hora para 3 medidas
ComplexidadeSimples


Ingredientes 



- 3 latas de leite condensado
- 3 latas de creme de leite
- 3 medidas de lata de leite








Você sempre poderá diminuir ou aumentar a quantidade de creme, baste aumentar ou diminuir a medida proporcionalmente.

Para as medidas de lata de leite, utilize a própria lata de leite condensado como uma medida.


Preparo

Pegue uma panela grande, coloque todo leite condensado, creme de leite e as medidas de lata de leite e acenda em fogo alto, misturando sempre. Prepare para ficar misturando por um bom tempo.

Fique misturando em fogo alto até o creme começar a ferver e por consequência subir. Enquanto o creme estiver subindo, fique mexendo por mais um tempo e logo em seguida diminua o fogo para médio/baixo, quase no mínimo. Esta etapa deve demorar uns 10-15 minutos.


A partir deste ponto vem a parte repetitiva de ficar mexendo até o creme engrossar. Uma dica é mexer o creme pelas bordas delicadamente e de tempos em tempos mexer um pouco pelo meio, com mais velocidade. Isto além de ajudar a desgrudar do fundo vai ajudar a engrossar mais rápido.

O creme vai começar a engrossar, mas não se deixe enganar. O ponto certo, como possível ver na foto abaixo, é quando o creme estiver mais amarelado e bem grossinho. Este processo deve levar cerca de 45-50 minutos. Não pode estar líquido! Isto se dá devido a fervura do leite, com o tempo o creme da uma boa engrossada. Quando pronto, ele deverá ficar assim:



Agora é só pegar o creme e inventar uma boa sobremesa! Como comentado, fica muito bom em tortas e pavês. No próximo post eu vou ensinar como usar esse creme para fazer uma incrível torta. Por enquanto, boa noite para vocês! Abraços.







8 comentários:

  1. Oi Filipe Bom dia...

    Vc vai postar a torta que mandou para pôr no tachos??? Esse creme é uma loucura mesmo... que delicia, parabens para sua esposa!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Margarida, como vai você e sua família? Ben, espero!
      Só para te explicar.. Esse creme Carolinda nós já utilizamos para diversos preparos, é um creme bem versátil mesmo. A receita que lhe enviei é para o Tachos vs Panelas, como conversamos, então a que eu vou postar é uma variação que dá um sabor e experiência totalmente diferentes! Sabe como é né, estou sempre colocando a mão na massa rsrsrs.

      Beijos minha querida
      Felipe

      Excluir
  2. Hummmm,que bom!!! Deve render bastante essa receita! Obrigada pela partilha ;)
    Beijinhos e bom dia!
    Madalena

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    pois gostei bem deste post, agora estou à espera da torta.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é muito legal mesmo. Vamos trocar umas ideias. Eu adoro novas receitas porque comer é muito bom, né? Sempre aprendo coisas novas e faço aqui em casa, principalmente massas, meu prato favorito.
    Parabéns pelo seu trabalho, é excelente.

    ResponderExcluir
  5. super este creme deve ser um maximo adorei bjs bfs

    ResponderExcluir