Menu

segunda-feira, 4 de março de 2013

Receita: Torta cheesecake de morango com chantily



Caros! Este fim de semana resolvi dar uma caprichada na cozinha e fazer uma torta que estou a fim de fazer há um bom. Nossa, vou dizer que deu um prazer danado fazer, comer então é um pecado, se eu continuar assim não sei onde vou parar! 


Para o post de hoje fiz uma deliciosa torta de cheesecake de morango, com uma receita do Chef Allan Vila Espejo, levemente modificada. Esta sobremesa é leve e ótima para o verão. Apesar de classificar como nível intermediário, pela quantidade de passos, não é muito difícil de fazer, na verdade uma vez pegando o jeito, é bem prática. Ao trabalho!



Características


CategoriaSobremesa
Tempo de preparoAproximadamente 1 hora
Rendimento10 porções
ComplexidadeIntermediário


Ingredientes


Ingredientes para massa


- 60 gramas de manteiga fria
- meio pacote de biscoitos de maizena
- 1 colher de sopa de chocolate em pó







Ingredientes para o recheio


- 330 gramas de ricota fresca
- 1 pote e meio de cream cheese (aprox. 200 gramas)
- 1 lata de creme de leite
- 2 caixas de morangos (aprox. 250 gramas)
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 limão
- 1 saquinho de gelatina incolor e sem sabor
- chantily


Preparo

Vamos começar pela massa, que é bem simples. Pegue os biscoitos de maizena e triture em um liquidificador até virar uma farinha fina. Utilizando as mãos, misture essa farinha com a manteiga e o chocolate em pó, formando um bolo de massa. 

Pegue uma travessa com fundo removível, cubra o fundo com a massa uniformemente. Leve ao forno em fogo baixo (180ºC), retire e deixe esfriar. Reserve.


Pegue um outro recipiente, de preferência uma batedeira (a minha infelizmente está quebrada, então misturei tudo com uma colher de pau mesmo, mas não encontrei problema nenhum), peneire toda a ricota (para isto, pode utilizar um ralador tradicional) e vá misturando com o cream cheese até formar um creme uniforme. Misture bem.


Em outro recipiente, lave os morangos e amasse-os junto com o açúcar, de forma a fazer um caldinho como o da foto ao lado, porém reserve os mais bonitos para decorar a torta no final. Deixe os morangos bem amassados, mas ainda com uns pedacinhos pequenos que podem ser percebidos ao comer a torta.





Despeje o caldo de morango junto com o creme e misture abundantemente, de forma a tornar o creme uniforme. Aplique a lata de creme de leite e misture mais um pouco, formando um creme de cor levemente avermelhada.




Pegue outro recipiente e hidrate a gelatina. Para isto, despeje o conteúdo do saquinho no recipiente junto com 5 colheres de sopa de água. O conteúdo vai engrossar, formando uma gosma espessa. Neste ponto, leve ao microondas por 15 segundos para derreter a gelatina.

Despeja a gelatina derretida no creme, aplicando por fim o suco do limão. Misture mais um pouco, delicadamente.


Estamos quase no fim. Agora pegue a massa que estava separada, Corte algumas metades de morango e decore as bordas da travessa com os morangos. Pegue o creme com todos os ingredientes do recheio misturados e despeje na travessa. Leve para geladeira por pelo menos 3 horas.




Remova a borda da forma. A esta altura a torta já deverá estar bem firme devido a gelatina e a ricota no creme. Agora vem a parte final, mas não menos importante. Use toda sua criatividade para decorar a torta. Espalhe o chantily pelas bordas, decore com morangos, vale até usar umas folhas de hortelã. Não esqueça, as pessoas comem também com os olhos!




A cara da minha ficou como esta a baixo, admito que dei uma caprichada, mas é claro que posso fazer melhor, assim como tenho certeza que você também pode!


Espero que tenham gostado! Bom apetite e até a próxima!












1 comentários: