Menu

sexta-feira, 29 de março de 2013

Receita: Risoto de camarão

Olá meus caros! Hoje é sexta-feira santa, um dia com um significado religioso para muita gente. Este significado é tanto que para muitas dessas pessoas significa seguir uma tradição onde não é permitido consumir nenhum tipo de carne vermelha. Seja por religiosidade, superstição ou costume, as pessoas seguem a tradição de tal forma que a sexta-feira santa se tornou um dia típico para se comer frutos do mar.

Seguindo está tradição, a receita de hoje do Mundo Gastronomic é um risotinho bem fácil de fazer e saboroso, um risoto de camarão. Vamos ver como se faz?


Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparoAproximadamente 30 minutos
Rendimento4 porções
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes 


- 500 gramas de camarão (de preferencia graúdo)
- 1 copo e meio de arroz
- 1 sache de tempeiro meu arroz
- 1/3 sache de molho de tomate já pronto
- 3/4 de xícara de chá de salsinha
- 5 dentes de alho
- meia cebola pequena
- sal


Preparo


Esta é uma receita bem simples, bem rápida de fazer. Vamos começar pelo preparo do arroz.

Descasque 2 dentes de alho, esprema-os e coloque para dourar em uma panela média em fogo alto com duas colheres de sopa de óleo. Quando estiver douradinho, aplique o arroz e vá misturando o tempero meu arroz, mexendo bem para pegar o tempero. Logo em seguida, aplique 3 copos de água e tampe a panela. Deixe a água ferver, e quando estiver fervendo, abaixo o fogo para o mínimo. Deixe a água baixar e quando não houver mais água, apague o fogo. Para verificar se não há mais água, penetre o arroz com um garfo, se voltar seco, estará no ponto.

Limpe os camarões, removendo a casca e aquele filete preto em seu interior. Pode utilizar a pontinha de uma faca para ajudar nisto, sem trucidar o camarão, é claro! Tempere cada camarão com um pouquinho de sal.

Agora, este passo é opcional, você pode cortar o camarão em pedacinhos ou deixar inteiros, fica por sua conta, como você preferir. Neste preparo, utilizamos uma tesoura para contar em pedaços, de forma bem prática.


Descasque o alho restante e corte em rodelas. Pique a cebola em tamanhos bem pequenos. Em uma outra panela de tamanho médio, acenda em fogo alto, aplique dois filetes de óleo e jogue as rodelas de alho e a cebola. Deixe ficar bem douradinha. Logo em seguida, coloque o camarão e deixe pegar cor, mas não pode ficar muito tempo, ou ele fica duro. Não deixe mais que 1 minuto.


Aplique o molho de tomate, de pouquinho em pouquinho, não precisa ser muito molho. Aplique também um pouco de água para dar volume, mas não precisa ser muito, 2 ou 3 dedos de um copo devem ser o suficiente. Logo em seguida, aplique a salsinha já picadinha e vá corrigindo no sal até ficar no seu gosto. Se quiser, pode acrescentar uma pitadinha de pimenta também, tem gente que não gosta, mas dá um sabor legal.



Por fim, misture o arroz da outra panela junto com esse molho e misture, delicadamente, ou o risoto pode ficar empapado. Não coloque todo o arroz de uma só vez, vá jogando aos poucos e misturando, sempre com leveza.

Sem dificuldades! Esse prato é bem fácil. Por fim, corrija no sal se achar necessário.




Sirva com azeite extra virgem!


Bom apetite e até a próxima!






3 comentários:

  1. Uma boa delícia meu amigo! Gosto de camarão de todas as formas....Tenha uma semana Santa de muita paz, saúde e luz junto aos teus familiares! Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Olá Filipe,
    este é dos meus risotos preferidos!
    Muitas vezes na simplicidade residem os melhores sabores.
    Feliz Páscoa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Venho retribuir a visita na minha cozinha e nao podia ser melhor recebida.
    Adoro risotto e este está maravilhoso.
    Fico seguidora.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderExcluir