Menu

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Spritz, o drink refrescante de Veneza

Olá a todos! Sábado a noite, um calor danado aqui no Rio de Janeiro. Cara, acho que hoje foi o dia mais quente do século. Tudo bem, já tivemos dias muito quentes nesse verão, mas hoje está superando. Praia lotada!

Que tal agitar este blog? O post de hoje é para dar uma refrescada neste calor intenso. Vou falar sobre um drink delicioso que conhecemos lá em Veneza, quando viajamos à Europa. De fato foi um drink tão marcante que minha mulher nunca esqueceu. Guardamos o sabor e aprendemos a fazer, e é com prazer que agora levo a vocês. Apresento-lhes o Spritz!

Este drink aperitivo teve origem na Europa e existem diversas variantes para seu preparo, mas a sua base é basicamente o Aperol (ou Campari) com algum espumante branco. Não é a primeira vez que falo do Spritz neste blog, também postei sobre ele quando viajamos à Europa em 2011, veja o post completo aqui.

Vamos então ao trabalho, afinal a noite é uma criança!


Ingredientes


- 1 dose de Aperol ou Campari
- 1 dose de Club Soda
- 1 dose de espumante branco
- meia rodela de laranja
- uma azeitona com caroço
- 2 a 3 cubos de gelo


Como todo drink, é bom ter uma coqueteleira para ter a noção da dose! Aquele copinho que vem na coqueteleira é uma boa ajuda para quem não tem noção da medida da dose.


Preparo


Muito simples! Junte a dose de Aperol ou Campari, a dose de club soda e a dose de espumante branco na coqueteleira e despeje na taça (de preferencia uma taça de martini). Espete uma azeitona com caroço em um palito e coloque no meio da taça, colocando em seguida os cubos de gelo. 







Para a laranja, corte uma rodela fina, mas não muito fina, corte ela pela metade e em seguida faça um corte bem no meio dela, como mostra a foto, pois será o ponto de apoio para você ajustar na taça. Olhe a fatia na foto e não haverá erro.






Os drinks, ja com a laranja ficarão como nas fotos abaixo.O da esquerda com a cor mais alaranjada é o feito com Aperol, e o da direita, com cor mais avermelhada, é o feito com Campari. A laranja pode parecer só um enfeite, assim como a azeitona, mas sem esses "enfeites" o gosto fica diferente, o drink fica muito mais gostoso com a laranja. A azeitona é meio opcional, tem gente que não gosta de drink com azeitona, mas eu acho que fica bem melhor com.



Campari ou Aperol?


Olha meus amigos, esta é uma opinião pessoal, depende do paladar de cada um, mas eu particularmente prefiro o drink feito com Aperol. Eu acho o gosto do Aperol muito mais refrescante e agradável que o Campari. O Aperol também tem menos teor alcoólico, então o drink com Aperol se torna mais aperitivo do que o feito com Campari. De uma forma geral, com Aperol fica mais docinho, com Campari mais azedo. Bem mais, rs. 

Não sabe onde encontrar o Aperol? Aqui no Rio de Janeiro vende em uma fornecedora chamada Lidador, mas acredito que com um pouco de pesquisa você poderá encontrar onde vende em sua cidade sem muitas dificuldades. A garrafa aqui custa 29 reais, mas rende vários drinks, eu acho que vale a pena!

Os drinks


O Spritz é um drink muito gostoso e fácil de fazer, quando se tem os ingredientes certos, então espero que você tenha gostado! Combina bastante com este verão. Na foto abaixo, os dois drinks, lado a lado.


Um ótimo sábado a todos, abraços!









1 comentários:

  1. Tô passando aqui para dar um 'oi' e te dizer que adorei seu blog!
    Um super beijo, e se puder venha conhecer o meu!

    Tô te seguindo, abraços!
    http://portfoliomasculino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir