Menu

domingo, 13 de janeiro de 2013

Macarons da Paradis - Délices Français

Boa noite meus caros! Hoje vou falar sobre uma das maiores delícias que já experimentei, isto sem ter que ir até o outro lado do mundo. Aqui no Rio de Janeiro, temos em plena Copacabana um pedacinho da França, em forma de um pequeno jardim dos pecados. Estamos falando da Paradis Delicés Français, uma loja próxima à Siqueira Campos especializada em doces franceses. A França, por sua vez, é uma terra riquíssima em história, e para nosso deleite, possui uma gastronomia de primeira. Os doces deles são da maior qualidade, inventados e servidos com todo glamour dignos dos poderosos reis e rainhas que já governaram o país. 

Mas de todas as delícias que podemos encontrar neste loja, uma especialidade francesa que eu gostaria de comentar são os Macarons. Realmente meus amigos, eu já experimentei Macarons de vários lugares, como estes que experimentei em minha viagem à Espanha, mas eu não poderia imaginar que poderia encontrar Macarons tão deliciosos sem ir tão longe. 

Apesar de acreditado que sua origem seja Francesa, existe certa especulação em relação à origem deste doce. Existem relatos que ele foi primeiramente apresentado em 1791, em uma convenção perto de Comery, uma cidade Francesa. Outros afirmam que a receita da massa utilizada na confecção do doce foi trazida à França por chefes Italianos em 1533, durante o casamento de Henry II.

Seja  como for, muitas docerias francesas oferecem o doce como especialidade. É basicamente uma massa feita com um merengue a base de ovos, açúcar cristalizado e outros ingredientes, com um creme ganache entre duas peças desta massa, formando uma espécie de sanduíche. Uma das características do doce é que a massa é leve, e se bem feita, costuma desmanchar na boca. Além disto, é comum que outros ingredientes sejam adicionados à base da massa e do ganache para dar um sabor diferente ao doce, como Pistache, um dos mais conhecidos.

Vale a pena conhecer o Macaron da Paradis. A variedade da loja é vislumbrante. Dentre diversos sabores, posso me lembrar do mais famoso, o Pistache, mas também de Champanhe, Doce de Leite, Docinho de Côco, Amoras, Limão Siciliano e muitos outros. A foto ao lado da para dar uma idéia da "pequena" variedade desta loja. E não é só isso, eles também vendem sorvete de Macaron, uma invenção única deles, e chocolates franceses de primeiríssima qualidade. É uma parada obrigatória para qualquer um que curte um docinho de qualidade.

A unidade do Macaron está 3 reais. Comparados a outros doces do mesmo nível, até posso considerar um preço bem em conta.

A loja da Paradis fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, N. 776 B, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ. O telefone da loja é 2255-7654 e o site oficial é http://www.paradis.com.br.

Só um aviso: o Macaron é tão gostoso que vicia! Comer apenas um é quase impossível, você fica curioso para experimentar todos.

Abraços e até a próxima!






0 comentários:

Postar um comentário