Menu

terça-feira, 27 de março de 2012

Receitas de tapioca: qual é a melhor?

Fala minha galera! Nestes últimos dias, postei sobre os melhores preparos de tapioca frita que aprendi ao longo das minhas aventuras como apreciador da boa comida. No total, foram cinco preparos, sendo três tapiocas salgadas e duas doces. Se você acompanhou e curtiu essas maravilhas, não deixe de participar na pesquisa abaixo!



Tapioca de peito de peru com queijo bola



Preparo dos mais tradicionais, ideal para um lanche rápido com ingredientes fáceis e de fácil preparação.

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de tapioca peneirada fresca
- 1 fatia de queijo bola (aprox. 10-15 gramas)
- 3 fatias de tubele de peru (aprox 10-15 gramas)
- champignon fatiado
- orégano
- sal a gosto


Confira passo a passo como fazer!


Tapioca de calabresa com queijo




A calabresa fritinha da um toque ainda mais especial neste preparo de tapioca delicioso. Uma das minhas favoritas.

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de tapioca peneirada fresca
- 1 fatia de queijo bola ou mussarela (aprox. 10-15 gramas)
- 1/2 xícara de calabresa cortada em cubinhos
- cebolinha fatiada
- azeitona fatiada
- orégano
- sal a gosto


Confira passo a passo como fazer!


Tapioca de peito de peru com cream cheese




O cream cheese dá uma variada no tradicional queijo e oferece uma experiência diferente à tapioca geralmente feita com queijo. Fica show!

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de tapioca peneirada fresca
- 2 colheres de sopa cheias de cream cheese (recomendo Philadelphia)
- 1 fatia de peito de chester (entre 10-15 gramas aprox.)
- cebolinha fatiada
- azeitona fatiada
- orégano
- sal a gosto


Confira passo a passo como fazer!


Tapioca de brigadeiro


Tapioca doce deliciosa, essa é para se empanturrar. Ideal para fans de brigadeiro/chocolate.

Ingredientes:

- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 1 colher de sopa cheia de manteiga ou margarina
- 1/3 de lata de leite condensado
- 1 colher e meia de sopa de chocolate em pó (pode até usar achocolatado, mas certamente não ficará tão bom)


Confira passo a passo como fazer!



Tapioca de leite condensado com coco




Sem dúvida, a mais tradicional de todas as mencionadas. É uma das mais pedidas, dá água na boca só de pensar, essa você não pode deixar de dar uma olhada!

Ingredientes:

- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 1 colher de sopa cheia de manteiga ou margarina
- 1/3 de lata de leite condensado
- 1 colher e meia de sopa de chocolate em pó (pode até usar achocolatado, mas certamente não ficará tão bom)


Confira passo a passo como fazer!





Com isto, nossa saga de tapiocas infelizmente chega ao fim, mas não se preocupe, volta e meia eu vou postando mais e mais! Não deixe de enviar as suas também, utilizando o Fale Conosco do blog, tenho certeza que você tem muitas experiencias a dividir conosco.

Abraços e até a próxima!






sexta-feira, 23 de março de 2012

Receita: Tapioca de leite condensado com coco


Caros leitores, boa noite! Demorei um pouco para postar, mas é assim mesmo, algumas épocas posto mais, outras posto menos, e assim vamos levando. Hoje vem o post final sobre a série especial de tapiocas. Pode ser a última que vou postar por enquanto, mas nem por isso é a menos gostosa!

A tapioca de hoje é a famosa tapioca de leite condensado com coco, umas das mais tradicionais entre as tapiocas, muito apreciada por quem gosta desta iguaria. A boa notícia é que é facinha de fazer, como as outras, mas tem que acertar no ponto de ligadura, caso contrário ela vai desmanchar toda quando for fechar. Ao trabalho!



Características


CategoriaSobremesa
Tempo de preparoAproximadamente 15 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes




- 1 xícara (chá) de tapioca peneirada fresca
- 1/2 xícara (chá) de leite condensado
- coco ralado à gosto









Caso não tenha a mínima ideia de quanto utilizar de coco ralado, duas colheres de sopa é uma boa medida.

Preparo



Toda tapioca, é claro, começa pelo preparo da massa da tapioca. Pegue uma frigideira média, acenda em fogo baixo (nunca esqueça, fogo baixo!!) e despeje toda a tapioca peneirada fresca. Deixei fritando por um tempo razoável, cerca de 8 minutos. Esta etapa é importante pois sem isto, o leite condensado fica entranhado na tapioca, aí fica meio estranho. Quando estiver bem ligada, começando a desgrudar da frigideira, estará no ponto de aplicar o leite condensado.


Aplique o leite condensado no meio do disco da tapioca. O leite condensado vai agir em favor da lei da gravidade, e assim logo começará a ir tentando ganhar espaço, se espalhando pelo disco. O problema disto é que ela vai começar a querer ir para baixo da tapioca, direto na frigideira. Quando isto começar a acontecer, é hora de jogar o coco ralado e fechar a tapioca. Não demore muito, pois para cada gota de leite condensado que cair fora do disco, menos molhadinha sua tapioca vai ficar.


Estamos quase lá. Hora da mágica! para fechar a tapioca, pegue duas colheres. Apoie uma por baixo por um dos lados da tapioca, enquanto a outra vem pelo outro lado, alavancando a tapioca até o outro lado, formando assim um "pastel" da tapioca. Feito isto, deixe fritando por mais uns 15 segundos de cada lado, sempre desgrudando o leite condensado da frigideira, aquelas gotas que resolvem "fugir" do pastel. Esta combinação de leite condensado com coco queimadinho fica uma delícia, então não se de o luxo de desperdiçar, pegue essa sobrinha que grudar no fundo e aplique por cima de cada lado da tapioca. Delícia! 

Espero que vocês tenham gostado da minha série especial sobre tapiocas, tanto quanto eu! Sou apaixonado, espero ter despertado um pouco desta minha paixão em vocês. Por hoje é só, mas em breve tem mais!



Abraços e até a próxima.




sábado, 17 de março de 2012

Receita: Tapioca de brigadeiro




Boa noite minha gente! Estamos chegando ao fim da série especial de tapiocas, e é com tristeza que digo isto, pois sou extremamente viciado. Acho muito simples de fazer e fica uma delícia, tinha uma época que eu fazia todo dia. Mas admito que esses posts sobre tapioca já estavam ficando repetitivos, preciso terminar de escrever sobre a viagem gastronômica à Europa, afinal só faltam dois dias para terminar de contar sobre a viagem.

A tapioca de hoje é uma tapioca de brigadeiro. Sem dúvida uma das melhores. Tapiocas salgadas ficam muito gostosas pois ficam crocantes e ao mesmo tempo macias, se preparadas da forma certa. Agora, as tapiocas doces são um pouco diferente. A ideia não é fritar tanto a massa da tapioca, logo, a tendência é que não fique tão crocante. As tapiocas doces ficam com uma massa mais molinha, grudenta. Com o recheio certo, fica muito gostoso, é aprovação garantida!

Vamos então ao trabalho, e a hora é agora!


Características


CategoriaSobremesa
Tempo de preparoAproximadamente 20 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes



- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 1 colher de sopa cheia de manteiga ou margarina
- 1/3 de lata de leite condensado
- 1 colher e meia de sopa de chocolate em pó (pode até usar achocolatado, mas certamente não ficará tão bom)

Preparo

Antes de preparar a tapioca, vamos trabalhar no recheio, que é o brigadeiro. Receita de brigadeiro é que nem receita de bolo, não tem muito mistério.


Em uma panela pequena, ou até em uma leiteira, coloque a manteiga para derreter em fogo alto, utilizando uma colher de pau para ajudar a desmanchar a manteiga. Quando ela estiver totalmente derretida, despeje todo leite condensado e o chocolate em pó. Misture misture misture até começar a ferver. Quando estiver desgrudando do fundo da panela, deixe mais um minuto e estará pronto. Reserve.


Hora de fritar a tapioca! Dá para ver que está é aquela tapioca que não estava tão bem peneirada, que mencionei em outro post. O ideal é usar uma bem fininha.

Pegue uma frigideira média, acenda em fogo mínimo (importante!). Aplique toda tapioca, dando uma mexidinha na frigideira para ajudar a espalhar a tapioca. Toda superfície deverá ficar coberta com a tapioca. Ao contrário da salgada, a tapioca doce tem que estar bem ligada antes de aplicar o recheio, por isso, deixe alguns poucos minutos antes de partir para o recheio.

Quando a tapioca já estiver consistente, aplique o recheio utilizando a colher de pau, espalhando por toda superfície da tapioca, deixando uma pequena borda, mas deixe um pouco de recheio para aplicar por cima depois. Logo em seguida, já pode fechar.

Para fazer a mágica: pegue duas colheres. Passe uma por baixo por um dos lados e a outra pelo outro lado oposto. Alavanque para cima uma das colheres em um dos lados, de forma a ir fechando a tapioca até encontrar o outro lado.

Uma vez fechada, deixe a tapioca fritando por mais algum tempo de cada logo e aí está sua exímia tapioca de brigadeiro! Para finalizar, aplique o restante do brigadeiro por cima da tapioca.

Admito que a foto desta não ficou das melhores, mas o sabor é supremo! Bom apetite!







-->


terça-feira, 13 de março de 2012

Receita: Tapioca de peito de peru com cream cheese

Fala pessoal! Como prometi, hoje tem mais receita de tapioca, essa é de dar água na boca! Tenho nos últimos posts falado sobre diversas opções de ingredientes que podemos utilizar para fazer lanches com tapioca. Fica muito bom, bem crocante e a massa é bem leve.

O lanche de hoje não é com queijo, este foi feito com cream cheese. É a tapioca de peito de chester com cream cheese, mais uma opção salgada para coleção. Até agora já postei a tapioca de peito de peru com queijo e a tapioca de calabresa com queijo. Todas foram tapiocas salgadas, mas as melhores ainda estão por vir. Depois do post de hoje, pretendo postar apenas tapiocas doces. Nossa, fica muito bom, tapioca de leite condensado com coco, tapioca de brigadeiro, existem inúmeras combinações, tantas que eu poderia escrever um blog apenas disto! Vamos ao trabalho?



Características


CategoriaLanche
Tempo de preparoAproximadamente 15 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes


- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 2 colheres de sopa cheias de cream cheese (recomendo Philadelphia)
- 1 fatia de peito de chester (entre 10-15 gramas aprox.)
- cebolinha fatiada
- azeitona fatiada
- orégano
- sal a gosto


Preparo

O preparo desta tapioca é igual ao das outras, com a diferença de que será usado cream cheese no lugar do queijo. Mas não se preocupe, vou explicar passo a passo.


Pegue uma frigideira de tamanho médio, acenda em fogo baixo (detalhe importante!) e espalhe toda tapioca fresca peneirada. Para auxiliar a distribuir a tapioca pela frigideira, de uma mexida, a tapioca vai se espalhar naturalmente, ela devera preencher toda superfície da frigideira. Adicione algumas pitadas de sal e deixe alguns segundos fritando. Ela vai começar a adquirir consistência.



Quando a massa já não estiver tão crua, ou seja, quando a tapioca começar a pegar liga, adicione o cream cheese, utilizando a própria colher para ajudar a distribuir. Deixe um espaço na borda, para evitar que o cream cheese "escape" da tapioca.  Corte a fatia de peito de chester em pedaços pequenos e distribua por cima do cream cheese. Jogue as azeitonas e aplique um pouco de orégano. Deixe fritando por mais alguns segundos.

Hora da famosa mágica! Para fechar a tapioca e transforma-la em um "pastel", você vai precisar de duas colheres. Uma deve apoiar por baixo da tapioca, em um dos lados, enquanto a outra vai pelo lado oposto e alavanca um dos lados em direção ao outro, até eles se encontrarem, fechando a tapioca. Uma vez fechada, deixe cada lado fritando por mais um ou dois minutos, aplicando pitadas de sal em cada lado. Quando estiver com uma aparência crocante, estará pronta!



Sirva ainda quente. Abraços e até a próxima!









-->


Receita: Tapioca de calabresa com queijo

Fala galera da gastronomia, como vão? Hoje, como prometi, vou continuando com os posts sobre os diversos sabores de tapioca que aprendi a fazer ao longo do tempo. Não posso deixar de compartilhar essa com vocês!

Hoje temos tapioca de calabresa. Não tem muito mistério, comparada à primeira tapioca da série, peito de peru com queijo. A maior diferença é que a calabresa é fritinha antes de ir para tapioca, mas tirando isso e alguns detalhes adicionais, não tem mistério!

Como no outro preparo, neste eu já tenho em mãos a massa da tapioca peneirada, pois já comprei pronto. Porém, essa foi uma das massas de tapioca mais mal peneiradas que já vi, e minha experiência diz que isso não dá muito certo. A tapioca fica grosseira, massuda. Perde o encanto. Por isso, tomei a liberdade de fazer  um pequeno tutorial sobre como peneirar a tapioca da maneira correta. Não deixe de dar uma olhada.

Chega de papo, vamos ao trabalho!

Características


CategoriaLanche
Tempo de preparoAproximadamente 20 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes


- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 1 fatia de queijo bola ou mussarela (aprox. 10-15 gramas)
- 1/2 xícara de calabresa cortada em cubinhos
- cebolinha fatiada
- azeitona fatiada
- orégano
- sal a gosto


Preparo

Jogo rápido, mesmo. Pegue uma frigideira média e acenda com fogo baixo (muito importante, ou vai estragar a receita!).


Aplique toda tapioca peneirada na frigideira. Para ajudar a espalhar a tapioca, balance a frigideira com a mão como mostra a figura, a tapioca vai naturalmente se espalhar. Aplique algumas pitadas de sal e deixe a tapioca fritando por alguns segundos. A massa vai começar a adquirir consistência e vai começar a ficar, digamos, grudada.


Enquanto isto, vá colocando a calabresa para fritar. Para isto, pegue uma frigideira ou panela pequena, ascenda em fogo alto. Aplique um filete de óleo e em seguida a calabresa. Deixe fritando. Após cerca de 2 minutos, quando estiver bem fritinha, retire e seque o excesso de óleo em papel toalha.



Voltando à tapioca, a esta altura ela já deverá estar consistente. Aplique a fatia de queijo e deixe derretendo por alguns segundos. Quando o queijo já estiver derretido, aplique os outros ingredientes, nesta ordem: a calabresa, a azeitona, o orégano e a cebolinha fatiadinha. O preparo deverá ficar com uma aparência como a da foto abaixo. A tapioca neste ponto já deverá estar pronta para ser fechada. 


Hora da mágica! Você vai precisar de duas colheres para fazer isto. Na verdade é bem simples, enquanto você passa uma das colheres por baixo de um dos lados da tapioca, pegue a outra colher pelo outro lado e vá empurrando por baixo e depois alavanque para cima, em direção ao outro lado, até os dois lados se encontrarem. O resultado disto será um "pastel" da tapioca. Neste momento, faltará apenas fritar mais um pouco para ficar bem crocante e mais algumas pitadas de sal. Deixe fritando de cada lado entre 1 a 2 minutos, aplicando pitadas de sal. É isto!



Parabéns, sua tapioca crocante está pronta. Aproveite! Abraços e até a próxima.





-->


sábado, 10 de março de 2012

Receita: Tapioca de peito de peru com queijo

Olá! Finalmente, após alguns dias consecutivos sem postar nenhuma receitinha, já tenho material suficiente para fazer uma série de posts. Não pensem que fiquei parado, estava este tempo todo preparando algo especial. Você já comeu tapioca? Desde que aprendi a preparar, não consigo parar de sempre que possível, fazer uma tapioquinha salgada crocante, ou até uma tapioca doce, que por sinal faz bastante sucesso aqui em casa.

A tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com fécula extraída de mandioca, conhecida como goma de tapioca (wikipedia). Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco.

Em diversos lugares pelo Brasil, é possível ver pessoas explorando o potencial deste ingrediente no preparo de lanches e sobremesas. Aqui na minha cidade, Rio de Janeiro, podemos ver pessoas na rua vendendo as mais variadas versões de tapioca recheada.

Preparar a tapioca não é nem um pouco difícil. Vou ensinar você hoje mesmo a preparar, mas você vai precisar de um ingrediente chave: a goma de tapioca. Ela pode ser encontrada no mercado, também chamada de polvilho doce. Sem mais conversa vamos ao trabalho! A primeira tapioca da série será a de queijo com peito de peru.

Neste preparo, eu já tenho em mãos a massa da tapioca peneirada, pois já comprei pronto (um lugar que podemos encontrar a iguaria já pronta para ir para frigideira é a famosa Feira dos Paraíbas). Mas não se preocupe, em um post futuro vou ensinar o macete para preparar uma massa fininha e bem crocante a partir da goma. Mas aqui no youtube tem um vídeo mostrando como preparar a tapioca a partir da goma. Sem mais delongas, vamos aos trabalho!

Características


CategoriaLanche
Tempo de preparoAproximadamente 15 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes


- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 1 fatia de queijo bola (aprox. 10-15 gramas)
- 3 fatias de tubele de peru (aprox 10-15 gramas)
- champignon fatiado
- orégano
- sal a gosto



Preparo

Fazer tapioca é moleza, vapt vupt. É o lanche perfeito, pois é muito rápido de fazer, a massa não é cara e é muito saborosa. 

Pegue uma frigideira média e ascenda em fogo mínimo (atenção neste detalhe, é essencial). Espalhe toda tapioca pela frigideira, de forma que cubra toda superfície, formando um disco. A tapioca vai começar a pegar liga a medida em que for sendo preparada. Enquanto isto, aplique algumas pitadas de sal (não muito).

Aplique a fatia de queijo. Como a fatia deste preparo já possui formato redondo, não foi necessário que eu partisse em pedaços, mas se for necessário pode fazer. 



Deixe o queijo derreter um pouco e em seguida aplique o peito de peru cortado em pedacinhos não muito pequenos, mas não muito grandes. Aguarde alguns segundos para o queijo derreter mais um pouco  e em seguida aplique o champignon. Ao fim de tudo, aplique o orégano, pode caprichar. 

Agora vem a mágica. Utilizando duas colheres, apoie uma delas por um dos lados por baixo da massa da tapioca, enquanto a outra vem pelo outro lado, empurrando a tapioca para fechar. O resultado disto será um pastel fechado de tapioca. Neste ponto, o preparo estará quase pronto, só vai faltar deixar mais um pouquinho, para ficar crocante, mas tome cuidado para não deixar demais, ou ficará muito dura. Acredito que deixando 1 ou dois minutos, virando, e deixando mais um ou dois minutos, estará mais que o suficiente. Enquanto fritar de cada lado, aplique algumas pitadas de sal.


Curta a sua tapioca, iguaria tipicamente brasileira! Abraços e até a próxima.