Menu

quarta-feira, 7 de março de 2012

Reflexão: Cortador para bananas. Inútil? Talvez para mim ou você

Quando bati o olho pela primeira vez em uma foto de mais um destes utensílios de cozinha inventados por aí, não dei muita bola. Mas, assim que eu olhei novamente e descobri do que se tratava, uma curiosidade mórbida me bateu. Como entusiasta, que vive procurando novas ferramentas para inovar na cozinha, não pude deixar de me coçar para entender o motivo de inventarem algo neste nível. 

Sim, este é um cortador de banana. Acontece que a banana é simplesmente a fruta, ingrediente, item de cozinha, seja lá como quiser classificar, mas é a coisa mais fácil de se cortar que existe neste planeta, de modo que até uma criança que saiba usar uma faca (sem lâmina, claro) possa conseguir cortar sem muitas dificuldades. Este foi o primeiro pensamento que eu, e provavelmente muitas outras pessoas, têm em mente quando batem os olhos nesta ferramenta. Mas se pararmos para pensar mais profundamente, é importante  levar em consideração que existem pessoas que, por motivos diversos, podem não conseguir utilizar uma faca de modo a cortar as fatias da banana, por mais simples que isto possa parecer para nós, pessoas "normais".

Foi justamente seguindo por esta linha de pensamento que uma grande discussão foi iniciada pelos leitores do blog Gizmodo, justamente o blog onde o artigo original foi escrito. Uma grande divergência surgiu entre os leitores enquanto decidiam se a ferramenta seria realmente inútil, como diz o artigo, ou não. As ofensas não são nada leves, e não param de crescer. Aqui segue um trecho de um comentário razoavelmente ofensivo:

"you're being an asshole because you think that your way is is the absolute right way. I don't care how you or anyone else cuts a banana. I do think this is a wasteful product"

"Você está sendo um ***** porque você acha que a maneira de você pensar é absolutamente certa. Eu não me importo como você ou seja quem for corta uma banana. Acho que este é um desperdício de produto.

Destaque para este trecho: Eu não me importo como você ou seja quem for corta uma banana. Se removesse todo resto, ficaria cômico. 

Alguns comentários são bem engraçados, é uma pena que são em Inglês, mas quem puder entender e estiver curioso, vale a pena dar uma conferida: http://gizmodo.com/5890228/even-the-most-incompetent-chef-on-earth-has-no-need-for-a-stupid-banana-slicer.

Conclusão? Isto só serve para mostrar como somos capazes de iniciar uma discussão e até agredir o próximo por uma questão como a utilidade de um cortador de banana! Acontece que o cortador é só um pretexto. As vezes simplesmente faz parte de nossa natureza. 

Abraços e até a próxima!




0 comentários:

Postar um comentário