A tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com fécula extraída de mandioca, conhecida como goma de tapioca (wikipedia). Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco.
Em diversos lugares pelo Brasil, é possível ver pessoas explorando o potencial deste ingrediente no preparo de lanches e sobremesas. Aqui na minha cidade, Rio de Janeiro, podemos ver pessoas na rua vendendo as mais variadas versões de tapioca recheada.
Preparar a tapioca não é nem um pouco difícil. Vou ensinar você hoje mesmo a preparar, mas você vai precisar de um ingrediente chave: a goma de tapioca. Ela pode ser encontrada no mercado, também chamada de polvilho doce. Sem mais conversa vamos ao trabalho! A primeira tapioca da série será a de queijo com peito de peru.
Neste preparo, eu já tenho em mãos a massa da tapioca peneirada, pois já comprei pronto (um lugar que podemos encontrar a iguaria já pronta para ir para frigideira é a famosa Feira dos Paraíbas). Mas não se preocupe, em um post futuro vou ensinar o macete para preparar uma massa fininha e bem crocante a partir da goma. Mas aqui no youtube tem um vídeo mostrando como preparar a tapioca a partir da goma. Sem mais delongas, vamos aos trabalho!
Características
Categoria | Lanche |
---|---|
Tempo de preparo | Aproximadamente 15 minutos |
Rendimento | 1 tapioca |
Complexidade | Muito simples |
Ingredientes
- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 1 fatia de queijo bola (aprox. 10-15 gramas)
- 3 fatias de tubele de peru (aprox 10-15 gramas)
- champignon fatiado
- orégano
- sal a gosto
Preparo
Fazer tapioca é moleza, vapt vupt. É o lanche perfeito, pois é muito rápido de fazer, a massa não é cara e é muito saborosa.
Pegue uma frigideira média e ascenda em fogo mínimo (atenção neste detalhe, é essencial). Espalhe toda tapioca pela frigideira, de forma que cubra toda superfície, formando um disco. A tapioca vai começar a pegar liga a medida em que for sendo preparada. Enquanto isto, aplique algumas pitadas de sal (não muito).
Aplique a fatia de queijo. Como a fatia deste preparo já possui formato redondo, não foi necessário que eu partisse em pedaços, mas se for necessário pode fazer.

Agora vem a mágica. Utilizando duas colheres, apoie uma delas por um dos lados por baixo da massa da tapioca, enquanto a outra vem pelo outro lado, empurrando a tapioca para fechar. O resultado disto será um pastel fechado de tapioca. Neste ponto, o preparo estará quase pronto, só vai faltar deixar mais um pouquinho, para ficar crocante, mas tome cuidado para não deixar demais, ou ficará muito dura. Acredito que deixando 1 ou dois minutos, virando, e deixando mais um ou dois minutos, estará mais que o suficiente. Enquanto fritar de cada lado, aplique algumas pitadas de sal.
Curta a sua tapioca, iguaria tipicamente brasileira! Abraços e até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário