Menu

sábado, 10 de março de 2012

Receita: Tapioca de peito de peru com queijo

Olá! Finalmente, após alguns dias consecutivos sem postar nenhuma receitinha, já tenho material suficiente para fazer uma série de posts. Não pensem que fiquei parado, estava este tempo todo preparando algo especial. Você já comeu tapioca? Desde que aprendi a preparar, não consigo parar de sempre que possível, fazer uma tapioquinha salgada crocante, ou até uma tapioca doce, que por sinal faz bastante sucesso aqui em casa.

A tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com fécula extraída de mandioca, conhecida como goma de tapioca (wikipedia). Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco.

Em diversos lugares pelo Brasil, é possível ver pessoas explorando o potencial deste ingrediente no preparo de lanches e sobremesas. Aqui na minha cidade, Rio de Janeiro, podemos ver pessoas na rua vendendo as mais variadas versões de tapioca recheada.

Preparar a tapioca não é nem um pouco difícil. Vou ensinar você hoje mesmo a preparar, mas você vai precisar de um ingrediente chave: a goma de tapioca. Ela pode ser encontrada no mercado, também chamada de polvilho doce. Sem mais conversa vamos ao trabalho! A primeira tapioca da série será a de queijo com peito de peru.

Neste preparo, eu já tenho em mãos a massa da tapioca peneirada, pois já comprei pronto (um lugar que podemos encontrar a iguaria já pronta para ir para frigideira é a famosa Feira dos Paraíbas). Mas não se preocupe, em um post futuro vou ensinar o macete para preparar uma massa fininha e bem crocante a partir da goma. Mas aqui no youtube tem um vídeo mostrando como preparar a tapioca a partir da goma. Sem mais delongas, vamos aos trabalho!

Características


CategoriaLanche
Tempo de preparoAproximadamente 15 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes


- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 1 fatia de queijo bola (aprox. 10-15 gramas)
- 3 fatias de tubele de peru (aprox 10-15 gramas)
- champignon fatiado
- orégano
- sal a gosto



Preparo

Fazer tapioca é moleza, vapt vupt. É o lanche perfeito, pois é muito rápido de fazer, a massa não é cara e é muito saborosa. 

Pegue uma frigideira média e ascenda em fogo mínimo (atenção neste detalhe, é essencial). Espalhe toda tapioca pela frigideira, de forma que cubra toda superfície, formando um disco. A tapioca vai começar a pegar liga a medida em que for sendo preparada. Enquanto isto, aplique algumas pitadas de sal (não muito).

Aplique a fatia de queijo. Como a fatia deste preparo já possui formato redondo, não foi necessário que eu partisse em pedaços, mas se for necessário pode fazer. 



Deixe o queijo derreter um pouco e em seguida aplique o peito de peru cortado em pedacinhos não muito pequenos, mas não muito grandes. Aguarde alguns segundos para o queijo derreter mais um pouco  e em seguida aplique o champignon. Ao fim de tudo, aplique o orégano, pode caprichar. 

Agora vem a mágica. Utilizando duas colheres, apoie uma delas por um dos lados por baixo da massa da tapioca, enquanto a outra vem pelo outro lado, empurrando a tapioca para fechar. O resultado disto será um pastel fechado de tapioca. Neste ponto, o preparo estará quase pronto, só vai faltar deixar mais um pouquinho, para ficar crocante, mas tome cuidado para não deixar demais, ou ficará muito dura. Acredito que deixando 1 ou dois minutos, virando, e deixando mais um ou dois minutos, estará mais que o suficiente. Enquanto fritar de cada lado, aplique algumas pitadas de sal.


Curta a sua tapioca, iguaria tipicamente brasileira! Abraços e até a próxima.









0 comentários:

Postar um comentário