Menu

sexta-feira, 23 de março de 2012

Receita: Tapioca de leite condensado com coco


Caros leitores, boa noite! Demorei um pouco para postar, mas é assim mesmo, algumas épocas posto mais, outras posto menos, e assim vamos levando. Hoje vem o post final sobre a série especial de tapiocas. Pode ser a última que vou postar por enquanto, mas nem por isso é a menos gostosa!

A tapioca de hoje é a famosa tapioca de leite condensado com coco, umas das mais tradicionais entre as tapiocas, muito apreciada por quem gosta desta iguaria. A boa notícia é que é facinha de fazer, como as outras, mas tem que acertar no ponto de ligadura, caso contrário ela vai desmanchar toda quando for fechar. Ao trabalho!



Características


CategoriaSobremesa
Tempo de preparoAproximadamente 15 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes




- 1 xícara (chá) de tapioca peneirada fresca
- 1/2 xícara (chá) de leite condensado
- coco ralado à gosto









Caso não tenha a mínima ideia de quanto utilizar de coco ralado, duas colheres de sopa é uma boa medida.

Preparo



Toda tapioca, é claro, começa pelo preparo da massa da tapioca. Pegue uma frigideira média, acenda em fogo baixo (nunca esqueça, fogo baixo!!) e despeje toda a tapioca peneirada fresca. Deixei fritando por um tempo razoável, cerca de 8 minutos. Esta etapa é importante pois sem isto, o leite condensado fica entranhado na tapioca, aí fica meio estranho. Quando estiver bem ligada, começando a desgrudar da frigideira, estará no ponto de aplicar o leite condensado.


Aplique o leite condensado no meio do disco da tapioca. O leite condensado vai agir em favor da lei da gravidade, e assim logo começará a ir tentando ganhar espaço, se espalhando pelo disco. O problema disto é que ela vai começar a querer ir para baixo da tapioca, direto na frigideira. Quando isto começar a acontecer, é hora de jogar o coco ralado e fechar a tapioca. Não demore muito, pois para cada gota de leite condensado que cair fora do disco, menos molhadinha sua tapioca vai ficar.


Estamos quase lá. Hora da mágica! para fechar a tapioca, pegue duas colheres. Apoie uma por baixo por um dos lados da tapioca, enquanto a outra vem pelo outro lado, alavancando a tapioca até o outro lado, formando assim um "pastel" da tapioca. Feito isto, deixe fritando por mais uns 15 segundos de cada lado, sempre desgrudando o leite condensado da frigideira, aquelas gotas que resolvem "fugir" do pastel. Esta combinação de leite condensado com coco queimadinho fica uma delícia, então não se de o luxo de desperdiçar, pegue essa sobrinha que grudar no fundo e aplique por cima de cada lado da tapioca. Delícia! 

Espero que vocês tenham gostado da minha série especial sobre tapiocas, tanto quanto eu! Sou apaixonado, espero ter despertado um pouco desta minha paixão em vocês. Por hoje é só, mas em breve tem mais!



Abraços e até a próxima.






3 comentários:

  1. ADOREI MUITO SEU BLOG GOSTARIA QUE VOCE TAMBEM ME SEGUISSE UM ABRAÇO!http://janilce-mensagensdef.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahauhaushsusjshsush que isso cara. Essa receita com certeza esta errada...a não ser que a pessoa queira lavar a frigideira a cada vez que for preparar uma. U.u jogar o leite condensado, cê é louco? Não pode nem deixar dourar! U.u

    ResponderExcluir