Menu

terça-feira, 13 de março de 2012

Receita: Tapioca de calabresa com queijo

Fala galera da gastronomia, como vão? Hoje, como prometi, vou continuando com os posts sobre os diversos sabores de tapioca que aprendi a fazer ao longo do tempo. Não posso deixar de compartilhar essa com vocês!

Hoje temos tapioca de calabresa. Não tem muito mistério, comparada à primeira tapioca da série, peito de peru com queijo. A maior diferença é que a calabresa é fritinha antes de ir para tapioca, mas tirando isso e alguns detalhes adicionais, não tem mistério!

Como no outro preparo, neste eu já tenho em mãos a massa da tapioca peneirada, pois já comprei pronto. Porém, essa foi uma das massas de tapioca mais mal peneiradas que já vi, e minha experiência diz que isso não dá muito certo. A tapioca fica grosseira, massuda. Perde o encanto. Por isso, tomei a liberdade de fazer  um pequeno tutorial sobre como peneirar a tapioca da maneira correta. Não deixe de dar uma olhada.

Chega de papo, vamos ao trabalho!

Características


CategoriaLanche
Tempo de preparoAproximadamente 20 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes


- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 1 fatia de queijo bola ou mussarela (aprox. 10-15 gramas)
- 1/2 xícara de calabresa cortada em cubinhos
- cebolinha fatiada
- azeitona fatiada
- orégano
- sal a gosto


Preparo

Jogo rápido, mesmo. Pegue uma frigideira média e acenda com fogo baixo (muito importante, ou vai estragar a receita!).


Aplique toda tapioca peneirada na frigideira. Para ajudar a espalhar a tapioca, balance a frigideira com a mão como mostra a figura, a tapioca vai naturalmente se espalhar. Aplique algumas pitadas de sal e deixe a tapioca fritando por alguns segundos. A massa vai começar a adquirir consistência e vai começar a ficar, digamos, grudada.


Enquanto isto, vá colocando a calabresa para fritar. Para isto, pegue uma frigideira ou panela pequena, ascenda em fogo alto. Aplique um filete de óleo e em seguida a calabresa. Deixe fritando. Após cerca de 2 minutos, quando estiver bem fritinha, retire e seque o excesso de óleo em papel toalha.



Voltando à tapioca, a esta altura ela já deverá estar consistente. Aplique a fatia de queijo e deixe derretendo por alguns segundos. Quando o queijo já estiver derretido, aplique os outros ingredientes, nesta ordem: a calabresa, a azeitona, o orégano e a cebolinha fatiadinha. O preparo deverá ficar com uma aparência como a da foto abaixo. A tapioca neste ponto já deverá estar pronta para ser fechada. 


Hora da mágica! Você vai precisar de duas colheres para fazer isto. Na verdade é bem simples, enquanto você passa uma das colheres por baixo de um dos lados da tapioca, pegue a outra colher pelo outro lado e vá empurrando por baixo e depois alavanque para cima, em direção ao outro lado, até os dois lados se encontrarem. O resultado disto será um "pastel" da tapioca. Neste momento, faltará apenas fritar mais um pouco para ficar bem crocante e mais algumas pitadas de sal. Deixe fritando de cada lado entre 1 a 2 minutos, aplicando pitadas de sal. É isto!



Parabéns, sua tapioca crocante está pronta. Aproveite! Abraços e até a próxima.





-->




0 comentários:

Postar um comentário