Menu

sábado, 17 de março de 2012

Receita: Tapioca de brigadeiro




Boa noite minha gente! Estamos chegando ao fim da série especial de tapiocas, e é com tristeza que digo isto, pois sou extremamente viciado. Acho muito simples de fazer e fica uma delícia, tinha uma época que eu fazia todo dia. Mas admito que esses posts sobre tapioca já estavam ficando repetitivos, preciso terminar de escrever sobre a viagem gastronômica à Europa, afinal só faltam dois dias para terminar de contar sobre a viagem.

A tapioca de hoje é uma tapioca de brigadeiro. Sem dúvida uma das melhores. Tapiocas salgadas ficam muito gostosas pois ficam crocantes e ao mesmo tempo macias, se preparadas da forma certa. Agora, as tapiocas doces são um pouco diferente. A ideia não é fritar tanto a massa da tapioca, logo, a tendência é que não fique tão crocante. As tapiocas doces ficam com uma massa mais molinha, grudenta. Com o recheio certo, fica muito gostoso, é aprovação garantida!

Vamos então ao trabalho, e a hora é agora!


Características


CategoriaSobremesa
Tempo de preparoAproximadamente 20 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes



- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 1 colher de sopa cheia de manteiga ou margarina
- 1/3 de lata de leite condensado
- 1 colher e meia de sopa de chocolate em pó (pode até usar achocolatado, mas certamente não ficará tão bom)

Preparo

Antes de preparar a tapioca, vamos trabalhar no recheio, que é o brigadeiro. Receita de brigadeiro é que nem receita de bolo, não tem muito mistério.


Em uma panela pequena, ou até em uma leiteira, coloque a manteiga para derreter em fogo alto, utilizando uma colher de pau para ajudar a desmanchar a manteiga. Quando ela estiver totalmente derretida, despeje todo leite condensado e o chocolate em pó. Misture misture misture até começar a ferver. Quando estiver desgrudando do fundo da panela, deixe mais um minuto e estará pronto. Reserve.


Hora de fritar a tapioca! Dá para ver que está é aquela tapioca que não estava tão bem peneirada, que mencionei em outro post. O ideal é usar uma bem fininha.

Pegue uma frigideira média, acenda em fogo mínimo (importante!). Aplique toda tapioca, dando uma mexidinha na frigideira para ajudar a espalhar a tapioca. Toda superfície deverá ficar coberta com a tapioca. Ao contrário da salgada, a tapioca doce tem que estar bem ligada antes de aplicar o recheio, por isso, deixe alguns poucos minutos antes de partir para o recheio.

Quando a tapioca já estiver consistente, aplique o recheio utilizando a colher de pau, espalhando por toda superfície da tapioca, deixando uma pequena borda, mas deixe um pouco de recheio para aplicar por cima depois. Logo em seguida, já pode fechar.

Para fazer a mágica: pegue duas colheres. Passe uma por baixo por um dos lados e a outra pelo outro lado oposto. Alavanque para cima uma das colheres em um dos lados, de forma a ir fechando a tapioca até encontrar o outro lado.

Uma vez fechada, deixe a tapioca fritando por mais algum tempo de cada logo e aí está sua exímia tapioca de brigadeiro! Para finalizar, aplique o restante do brigadeiro por cima da tapioca.

Admito que a foto desta não ficou das melhores, mas o sabor é supremo! Bom apetite!







-->




2 comentários: