Menu

sexta-feira, 2 de março de 2012

Receita: Frango com batatas no molho de laranja

Eai minha gente da gastronomia! Hoje é dia de receita aqui no Mundo Gastronomic. Vocês sabem como eu gosto de preparar pratos com frango com os mais diversos molhos, então hoje mando mais uma para vocês: frango com batatas no molho de laranja. Esse foi um dos primeiros pratos que aprendi a fazer! Então é bem simples, um pouco de atenção e o prato vai ficar ótimo, garantido. Sem mais conversa, vamos para o que interessa!

Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparoAproximadamente 1 hora e 45 minutos
Rendimentoaproximadamente 12 coxinhas
ComplexidadeSimples


Ingredientes


- 1kg de drumetes de frango
- batatinhas de tamanho pequeno
- 3 laranjas lima
- 4 dentes de alho
- 1/3 de xícara (chá) de vinagre
- salsinha e cebolinha picadinhas e desidratadas
- sal a gosto
- pimenta a gosto

Se gostar do molho com gosto bem forte, pode utilizar 4 laranjas.

Preparo

Este prato demora a ficar pronto por causa do frango, que leva um tempo até pegar o gosto da laranja e ficar no ponto certo.

Separe os drumetes em um recipiente não muito grande onde possam caber todos os pedaços. Esprema os alhos e extraia o suco da laranja utilizando um espremedor. Arrume todos os ingredientes e comece a aplicar, nesta ordem: o suco de laranja, o vinagre, o alho, o sal, a pimenta e por fim a salsa e cebolinha. Espalhe bem os ingredientes no frango, eu gosto de usar as mãos para isto, para mim, uma das ferramentas mais eficientes na cozinha são as mãos (muito bem lavadas é claro)
Procure deixar os frangos o mais espremidos possível, pois assim facilita que eles peguem o sabor. Você vai ter que deixar os frangos pegando sabor entre 20 e 30 minutos. Esta etapa pode parecer desnecessária, mas é importante para caracterizar bem o gosto do prato. Mas não perca tempo: enquanto isto, vá cozinhando as batatas, leve para cozinhar com casca e tudo. As batatas tem que ficar al dente, não podem ficar moles, pois ainda vão ao forno. Caso contrário vão ficar quase um purê.


Após cozidas, vá cortando as batatas ao meio. Você depois irá organizar elas junto com os frangos na travessa que irá ao forno. Caso as batatas que você esteja utilizando não sejam tão pequenas, pode contar em 3 partes, o importante é não ficarem pedaços muito grandes.




Pegue uma travessa de tamanho não muito grande, mas grande o suficiente para acomodar os drumetes e as batatas, e organize os frangos um por um, deixando um pequeno (pequeno mesmo) espaço entre eles. Em seguida vá espremendo as batatas junto com os drumetes. Por fim, pegue o molho que ficou dando gosto ao frango e distribua pela travessa, uniformemente. Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno em fogo baixo por 40 minutos.
Passados os 40 minutos, retire o papel alumínio. Regue os drumetes com o próprio molho, pode regar bem. Leve novamente ao forno, desta vez você vai deixar por mais uns 30 minutos. Mas a cada 10 minutos, retire do forno e regue novamente o molho. É importante regar para deixar os frangos bem molhadinhos e realçar o sabor. 

Está quase pronto, agora só falta dar uma tostadinha para ficar com uma cor legal. Apague o forno e ligue a parte de cima do forno. Caso o seu forno não tenha essa opção, o jeito é deixar mais um tempo assando, mas para o melhor resultado, o ideal é utilizar a parte de cima. Deixe por 10-15 minutos de cada lado, até ficar com uma cor bonita. Voilá! Aí está seu frango no molho de laranja, aproveite! 

Abraços e até a próxima.







-->




1 comentários:

  1. Ficou com muito bom aspecto, uma delicia com certeza ^^ adorei!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir