Menu

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Receita: Picadinho de carne no shoyo com repolho roxo

Eai pessoal, como vão? Fim de domingo, carnaval já foi, e amanhã começa mais um ciclo de nossas vidas. E nós, temos que seguir em frente, que opção temos? Agradecendo sempre a deus por estarmos aqui e podermos curtir nossas vidas! Existe coisa melhor que aproveitar os mais simples prazeres?

Antes deste fim de semana significativo terminar, vou deixando com vocês uma receitinha com repolho que preparei este fim de semana. Vocês já devem ter percebido que sou fã de repolho. Algumas pessoas arrepiam, então é por isto mesmo que faço questão de mostrar como é fácil fazer alguns pratos maravilhosos com esta verdura tão versátil, ainda mais a versão roxa, que na minha opinião, tem mais sabor. Ao trabalho!

Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparoAproximadamente 30 minutos
Rendimento4 porções
ComplexidadeMuito Simples


Ingredientes

- 400g de alcatra ou filet mignon
- 1/2 repolho roxo pequeno
- 1 cebola roxa
- 6 dentes de alho
- 1/2 xícara (chá) de champignon
- 4 colheres de sopa de cebolinha cortadinha
- 8 folhas de salsinha
- 1/3 de xícara (chá) de molho de soja (molho shoyo)
- sal e pimenta a gosto


Se não tiver cebola ou repolho roxo, pode usar os tradicionais, mas o roxo da uma cor vibrante e sabor ao prato.

Preparo

Este prato é jogo bem rápido. É uma receita muito simples de se fazer.


Corte a carne em tirinhas. Corte a cebola em rodelas e o repolho pode cortar grosseiramente, em formato similares a tiras ou lâminas, mas não precisa ter muito cuidado ao cortar o repolho. Esprema os alhos. Separe todos os ingredientes e deixe-os ao alcance para vocês ir aplicando no preparado conforme for avançando no cozimento.
Tempere a carne com o sal e a pimenta a gosto. No meu caso, sempre gosto de usar aqueles temperos a base de sal já prontos, mas não há nenhum problema em aplicar sal puro. Porém, muito cuidado. Todo prato que se utiliza o molho shoyo, é necessário cuidado especial, pois o molho já é muito salgado e se você aplicar muito sal vai acabar estragando o prato. Então, tempere com menos sal que você temperaria normalmente. Enfim, pique a salsinha e tempere a carne com a salsinha picada e o alho.


Pegue uma frigideira bem grande, ascenda em fogo alto e regue um pouco de azeite. Deixe esquentando por alguns segundos e em seguida aplique toda a carne. Deixe fritando, até pegar uma cor bem douradinha. É importante que toda a carne esteja dourada e cozida por dentro antes de colocar os outros legumes.


Quando a carne estiver bem dourada, aplique os outros ingredientes nesta ordem: a cebolinha, a cebola em rodelas e finalmente, o repolho. Mexa bem, de forma a misturar os legumes com a carne. Acrescente 3 colhes de sopa de água, apenas para ajudar a cozinhar os legumes junto com a carne. Deixe fritando e de tempos em tempos vá mexendo para que os legumes que estão mais na parte de cima possam fritar também.

Quando a cebola e o repolho diminuírem de tamanho e já não estiverem mais tão duros, você pode por fim aplicar o champignon e o molho shoyo. Primeiro aplique o champignon, misturando bem com os outros ingredientes, e por fim aplique todo molho shoyo, distribuindo uniformemente. Aplique por fim mais 4 colheres de sopa de água, para ajudar a formar um caldinho. Misture bem todos os ingredientes e aí está seu picadinho!




Aqui vai uma foto de como ficou no final:


Bom apetite! Abraços e até a próxima!








0 comentários:

Postar um comentário