Menu

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Receita: Espinafre refogado com alho

Eai pessoal, hoje tenho uma receita bem light para compartilhar com vocês. Nem todo mundo gosta de espinafre pois o gosto é amargo, mas com a dosagem certa de sal e um pouco de alho dá para fazer milagres com essa folha da família Chenopodiaceae (Saiba mais aqui).

Para esta receita não vamos precisar de ingredientes caros nem nada de especial, a não ser uma coisa: paciência. Pois é necessário lavar folha por folha, isto é bastante importante. Mas nada que um bom apreciador não consiga aguentar. Sem mais, vamos ao trabalho!

Características


CategoriaAcompanhamento
Tempo de preparoAproximadamente 30 minutos
Rendimento4 porções
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes


- 2 chumaços de espinafre
- azeite
- 7 dentes de alho
- sal a gosto





Preparo


Pegue um escorredor de macarrão. Abra os chumaço, lave abundantemente as folhas de espinafre, folha a folha. Vá depositando as folhas lavadas no escorredor. Sobre os talos, eu geralmente descarto os maiores e fico com alguns menores, mas isso fica ao seu encargo. Descasque e exprema os dentes de alho.





Pegue uma panela grande, acenda em fogo alto, deposite dois filetes de azeite e coloque o alho para dourar por um tempo. Quando estiver bem douradinho, coloque todo o espinafre.





A medida em que o refogado for progredindo, as folhas do espinafre vão murchando e descendo aos poucos. Enquanto isto, vá misturando sem parar, de forma que o alho fique bem entranhado no espinafre.

Quando o espinafre estiver com uma cor mais escura, bem verde, ele está quase no ponto. Diminua o fogo e acrescente sal a gosto.




Pode falar, o mais difícil foi lavar as folhas, não?
Abraços e até a próxima!













2 comentários: