Menu

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Receita: Chuchu recheado

Fala pessoal! Carnaval ta chegando e eu, mesmo sendo carioca da gema, vou fugir dessa muvucada total que tem rolado aqui no Rio. É muito legal, mas as vezes é bom fugir do caos. Por conta disto, o Mundo Gastronomic deve diminuir um pouco o ritmo nos próximos dias. Mas hoje ainda tem receita, antes da viagem vou deixar mais uma das minhas: Chuchu recheado.

O chuchu recheada é parecido com a batata recheada, mas é claro, é com chuchu. Na verdade, essa receita pode ser preparada com uma grande variação de legumes e similares, inclusive berinjela, pimentão, abobrinha, tomate e muitos outros.

Sem mais papo, vamos ao trabalho!

Características


CategoriaAcompanhamento
Tempo de preparoAproximadamente 35 minutos
Rendimento2 porções por chuchu
ComplexidadeMuito Simples


Ingredientes



- 1 chuchu de tamanho médio
- 1/3 de xícara (chá) de requeijão (de preferência Catupiry)
- 1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 fatia de peito de peru de aprox. 10g
- orégano
- champignon para decorar


Pessoal, uma dica primordial. Por favor, use Catupiry!! Apesar de carinho, ele dá um incremento total no prato, simplesmente é outro mundo. Vale a pena!

Preparo


Esse prato é jogo rápido. Primeiro de tudo, claro, descasque o chuchu, deixe ele lisinho.

Em seguida corte o chuchu exatamente ao meio. Tome o cuidado de cortar na lateral do chuchu, deixe a base com o maior tamanho.

Uma dica para tirar aquela nata que o chuchu solta é esfregar uma metade na outra, removendo o excesso.

Coloque os chuchus para cozinhar. Fique de olho no ponto, você  tem que conseguir fincar um garfo até a metade nele para estar no ponto.

Uma vez pronto, pegue cada metade do chuchu e faça uma cavidade utilizando uma colher pequena. Cuidado nesta hora para não quebrar o chuchu, não utilize muita força. Se o chuchu estiver muito duro, significa que ainda não está no ponto, coloque para cozinhar mais um pouco.

A cavidade deve ser funda, mas você deve deixar uma borda no chuchu. Para ter uma ideia melhor, veja a da foto.


Aplique o requeijão dentro da cavidade, de forma a preencher ela quase toda. Não preencha toda, muito menos deixe o requeijão em excesso.

Em seguida, regue com queijo parmesão. Pode ser bastante generoso, tem que formar uma pequena montanha. Espalhe uniformemente por toda área da cavidade.


Pegue a fatia de peito de peru e corte em pequenos pedacinhos que você deve dobrar e espalhar por cima do queijo. Pode formar fileiras, ou simplesmente regar por cima. Coloque no topo de tudo duas fatias de champignon e reque com orégano à gosto. 

Agora basta levar ao forno! Pegue uma travessa, coloque os chuchus recheados, leve ao forno para gratinar por aproximadamente 15 minutos. O ideal é usar a boca da parte de cima do fogão. Vá checando de tempos em tempos para verificar se está no ponto. 

Quando o queijo estiver derretido, verifique o ponto ao seu gosto. Aqui uma foto dele pronto para ir para mesa:




Abraços e até a próxima!




-->




0 comentários:

Postar um comentário