Menu

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Receita: Yakisoba de carne com macarrão Lámen

Fala galera, hoje o Mundo Gastronomic! apresenta a vocês uma receita das boas. Atire a primeira pedra quem nunca comeu um Yakisoba maravilhoso e quis saber como se faz aquela misturada de macarrão, carne e legumes que no final dá algo tão gostoso? Hoje vou ensinar a fazer está receita de origem chinesa, fácil de preparar e bastante saborosa. Toda sua família vai curtir essa, o Yakisoba de macarrão Lámen agrada todos, incluindo seu bolso.

O Yakisoba é um prato de origem chinesa, mas que também é muito visto na culinária japonesa. Seu nome significa basicamente macarrão de soba frito. Conhecido internacionalmente, este prato é geralmente preparado com macarrão do tipo sobá, mas também é comum ser preparado com macarrão talharim ou lámen.

Então, sem mais delongas, mão na massa!


Características


CategoriaCulinária chinesa
Tempo de preparoAproximadamente 30 minutos
Rendimento3 pratos moderados ou 2 pratos bem servidos
ComplexidadeSimples


Ingredientes

- 250 gramas de macarrão tipo lámen
- 200 gramas de alcatra ou filet mignon (melhor)
- 150 gramas de brócolis americano
- 150 gramas de repolho comum
- meia cebola roxa
- meia cenoura
- 100 ml de molho de soja (molho shoyo)
- sal (ou algum tempero para carnes à base de sal)
- azeite


Neste preparo, utilizei brócolis americano congelado, pela praticidade e quase não alteração no sabor, mas você pode comprar o brócolis inteiro e cortar as flores, apenas tome cuidado para não deixar talos muito compridos.



Preparo

Antes de tudo, você deve cozinhar o macarrão por um curto período de tempo, pois ele não deve ir cru para frigideira, mas muito menos muito cozidos. Pegue uma panela e coloque água o suficiente para cobrir todo o macarrão. Deixe ferver e coloque o macarrão, deixando por 2 minutos, não mais que isso. Escorra.

Descasque e corte a cenoura, picando em tirinhas. Corte a carne, também em tirinhas. Corte a cebola roxa em lâminas. A foto ao lado demonstra como devem ficar os ingredientes após cortados. 

Tempere a carne com o sal (ou o tempero) uniformemente, com bastante moderação. O molho shoyo é por demasia salgado e não queremos estragar o prato por conta do excesso de sal.

Para o fogo! Pegue a maior frigideira que você tiver (acredite, quanto maior melhor) e aplique dois filetes de azeite. Deixe esquentar um pouco, distribuindo o azeite por toda frigideira. Disponha toda carne, deixando fritando até ficar bem douradinha.



Coloque todos os legumes, misture bem junto com a carne. Deixe fritando até chegar ao ponto. Para ajudar a verificar o ponto correto, vá em intervalos de tempo experimentando um pedaço de cenoura. Se estiver duro, então ainda tem que fritar mais um pouco. 





Quando os legumes já estiverem amolecidos após grelhados por um tempo, aplique o macarrão. Distribua bem, misturando junto com os outros ingredientes. Utilize um garfo e faca para auxiliar a separar o bolo do macarrão, tomando o cuidado de deixar os ingredientes ficarem bem misturados junto com o bolo. Deixe o macarrão fritando por um tempo. 
.




Por fim, aplique o molho shoyo, junto com 1/4 de um copo de 300 ml de água. Misture, misture, misture, permita que a proporção de legumes, carnes e macarrão fique bem equilibrada.







Sirva ainda quente! Abraços e até a próxima!




-->





11 comentários:

  1. Ficou com a aparência de que está muito saboroso. Huuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmm, delícia!!! Vou fazer.( Flor)

    ResponderExcluir
  2. hehehe, é isso ae Flor! Manda ver, garanto satisfação ou o seu dinheiro de volta, rs.

    ResponderExcluir
  3. Papai do céu, que yakisoba lindo de ver. Deve ter ficado uma delícia.

    ResponderExcluir
  4. Hey se você colocar 2 colheres de amido de milho dissolvido em uma xícara de água, o molho terá uma espessura melhor e ficará mais saboroso, pq ele vai engrossar e dar uma diminuida no gosto forte do shoyo... As vezes tenho também molho pronto para yakosaba, ñ é tão dificil de achar no supermercado e nem tão caro, então eu pego o molho pronto e acrescento umas 5 colheres no meu yakisoba, e olha fica realmente delicioso... melhor que mt restaurante que ja fui!! rsrs E olha parabéns viu, os legumes ficarão mto bem cortadinhos, rsrsrs :D Gosteii!! Legal vc falar sobre a origem do yakisoba, mts pessoas confundem se o prato vem da China ou do Japão. Sim o yakisoba é originário da China, mais com o passar do tempo o Japão adotou a receita com novos métodos, sendo hoje a grande diferença, é que na China eles fritam o macarrão, já no japão não... é apenas fervido em água, lembrando mais a um sopa! Tchau tchau..

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Muito interessante essa sua dica, eu não havia pensado dessa forma! Certamente vou experimentar dessa maneira.

    Obrigado pelo comentário, volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, posso fazer misto, acrescentando tirinhas de filé de frango? Será que fica bom?

    ResponderExcluir
  7. Com certeza! Yakisoba misto é tudo de bom

    ResponderExcluir
  8. Eu ja Colocaria ketchp nisso ai , brincadeira muito bom esse prato rsrsrs.

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer essa receita, adoroooooo

    ResponderExcluir
  10. Ola gostaria de saber se preferir acrescentar camarão, como deve ser o preparo e vi que nao usou óleo de gergilim como sempre vemos, acha que ele tem peso sobre a receita? Sua receita ta apetitosa e muito bem explicada. Bjsoo

    ResponderExcluir
  11. Olá gostaria de saber se preferir também acrescentar camarão, qual será o preparo pra ele e vi que nao usou óleo de gergilim como algumas pessoas fazem, acha que nao é importante ? Sua receita parece apetitosa...bjaoo e obrigada

    ResponderExcluir