Menu

sábado, 21 de janeiro de 2012

Receita: Gratinado de bacalhau

Hoje vou postar uma receita especial, mais uma em que todos os créditos vão para minha sogra, uma cozinheira de mão cheia que tem dado uma tremenda contribuição para este blog. Vai acabar virando editora, hehehe.

Hoje apresento a vocês o gratinado de balhau. Gosto muito dessa receita, tem um bom rendimento e fica muito gostoso, satisfaz toda família. Nós fizemos no ano novo, deu para todos comerem e ainda sobrou um pouco. Então, sem mais, vamos aos ingredientes!

Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparoAproximadamente 45 minutos
Rendimento8 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes



- 1 xícara de bacalhau desfiado e desalgado
- 1 lata de creme de leite
- 4 batatas médias
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1/3 de xícara de salsa e cebolinha picadinha
- 1/4 de xícara de azeite
- manteiga
- sal


Preparo


Descasque as batatas, cozinhe-as e esprema, fazendo um purê. Pique a cebola em pedacinhos bem pequenos e esprema os alhos.


Pegue uma panela bem grande. Acenda em fogo alto e coloque o azeite , deixando esquentar por 30 segundos. Jogue o alho e a cebola picada. Deixe fritando, até pegar uma cor bem douradinha.






Em seguida, disponha na panela, nesta ordem: as batatas espremidas, o creme de leite, o bacalhau e a salsa e cebolinha picada. Misture bem tudo, utilizando uma colher de pau. Fique misturando direto por uns 5 minutinhos. Vá colocando sal a gosto e experimentando de tempos em tempos para verificar se o tempero está de agrado. 



Unte uma travessa e despeje todo conteúdo da panela, utilizando a colher de pau para auxiliar a distribuir a massa do gratinado. Pegue pedacinhos de manteiga e distribua pelo gratinado. Leve a travessa ao forno, utilizando as chamas que saem pela parte de cima do forno. Caso seu forno não possua estas chamas, utilize as chamas tradicionais. 





Você deve deixar o bacalhau gratinando entre 15 e 20 minutos, até ficar bem gratinado. O bacalhau estará no ponto quando estiver como o da foto:


Acompanhe uma salada de grão de bico e você não se arrependerá. Bom apetite e até a próxima!









1 comentários:

  1. A aparência desse gratinado ficou ótima!! Deve ter ficado uma delícia!Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!(Flor)

    ResponderExcluir