Menu

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Receita: Batatas recheadas

Bom dia para todos! Espero que estejam com seus estômagos preparados, pois hoje o Mundo Gastronomic começa o dia com uma receita simples e rápida para você preparar no almoço: Batatas recheadas. Um prato que aprendi vendo um prato de restaurante e adaptando para algo mais caseiro. Super tranquilo de fazer!


Características


CategoriaPrato rápido
Tempo de preparoAproximadamente 30 minutos.
Rendimento2 porções por batata
ComplexidadeMuito simples, mas requer habilidade para não "rachar" as batatas


Ingredientes

Adicionar legenda

- Batatas de tamanho médio ou grande. Não usar batatas pequenas.
- Requeijão (catupiry se possível)
- Queijo parmesão ralado
- Peito de peru
- Orégano
- Sal




Medidas: você deve estar se questionando quais medidas usar de cada ingrediente. Isso vai depender muito do tamanho das batatas que você usar. Para duas batatas médias como da foto acima, usei: uma colher de sopa caprichada de requeijão, meia xícara de queijo parmesão ralado, uma fatia e meia de peito de peru e uma colher de sopa de orégano.


Preparo


Cozinhe as batatas com casca e tudo por cerca de 20 minutos, até que você consiga fincar até metade de um garfo na batata. A batata não poderá nem ficar muito dura, pois dessa maneira você não conseguirá cavar a cavidade onde ficará o recheio, nem muito mole, pois assim ela acabará ficando muito quebradiça e irá desmanchar.


Corte as batatas no meio, como na imagem, de uma forma que ambos os lados fiquem do mesmo tamanho. Tome o cuidado de deixar a base com o tamanho maior, como na figura.






Utilizando uma colher pequena, abra uma cavidade na batata, tomando o cuidado de deixar uma borda razoável. Mão leve nesta hora, qualquer movimento em falso e você irá quebrar a batata e aí já era. Seu objetivo principal é conseguir cavar a cavidade sem desmanchar a batata. Aplique um pouco de sal na cavidade e na borda.





Uma vez aberta a cavidade onde ficará o recheio, comece a aplica-lo. Comece pelo requeijão. Utilizando uma colher pequena, aplique o requeijão utilizando a colher para nivelar. Cerca de metade da cavidade deverá ficar preenchida com o requeijão.





Aplique o queijo parmesão até preencher praticamente a metade restante da cavidade. Olhe a figura ao lado para ter uma idéia.








Aplique pedacinhos do peito de peru por cima queijo parmesão. Sempre tomando o cuidado de deixar o espaço da borda.







Aplique mais queijo parmesão ralado por cima do peito de peru e por fim o orégano. Pode caprichar. No fim, a batata ficará como a da foto.






Leve ao forno. Para o melhor resultado, o ideal é utilizar o fogo que fica na parte de cima do forno, caso seu forno tenha essa opção. Caso não tenha, não tem problema, mas muita atenção para não queimar as batatas. Utilizando a parte de cima, a batata deverá ficar de 10 a 15 minutos gratinando, cheque de tempos em tempos. No fim, a batata deve ficar como a da foto:











1 comentários:

  1. Já experimentei e realmente é uma delícia!!!

    ResponderExcluir