Menu

sábado, 24 de dezembro de 2011

Massas em Roma - Viagem Europa: 10º dia - Parte I

Fala pessoal, boa noite para todos. Hoje é véspera de natal, muitas pessoas a esta hora estão com suas famílias aguardando a chegada desta data tão especial, curtindo estar com as pessoas que gostam. Nesta época podemos apreciar diversos pratos, é uma época que se come muito, rs (admito que este é um motivo de eu gostar desta época).

Para entreter vocês, vou continuando hoje com a nossa aventura gastronômica pela Europa, ainda tenho muito o que contar. Os próximos dias foram os mais agitados da viagem, andamos o dia inteiro, conhecemos ótimos lugares e é claro, comendo em excelentes restaurantes.

No dia anterior, havíamos saído de Florença em direção à Roma, chegando no fim da noite. Acordamos neste 10º dia de viagem cedo como sempre e partimos para o ônibus da excursão. Fizemos o city tour pela cidade conhecendo diversos lugares como o coliseu, o templo da são lucas, o batistério, o Vaticano e muitos outros lugares espetaculares. Esta cidade possui uma igreja para cada dia do ano, podem acreditar. Conhecemos também o trasteveres, um bairro gastronômico em Roma.

Roma, conhecida mundialmente pelo nome de "cidade eterna", devido a sua história milenar, é a capital da Itália, supostamente tendo sido fundada em 753 a.C por Rómulo e seu irmão Remo. Tornou-se uma república em 509 a.C, possuindo hoje uma população de aproximadamente 1.600.000 pessoas. Sua gastronomia é a tradicional da Itália, tendo como destaque as massas, os vinhos, os queijos, e sem dúvida, os tomates. Os tomates da Itália são especiais, são realmente diferentes dos daqui do Brasil.

Roma também é conhecida por ser a cidade onde reside o Vaticano, e foi exatamente lá que fomos. Não se trata apenas de um lugar religioso, mas um lugar histórico, você pode observar a belíssima obra de Michelangelo na Capela Sistina onde a obra "Juízo Final" é retratada. Além disso, o Vaticano é imenso. Nos andamos bastante neste dia, conhecendo as principais obras de arte e história do lugar.

Após toda essa andança, obviamente bateu uma tremenda fome. Neste dia tivemos o prazer de experimentar massas italianas de primeira, gnhocchi e cappeleti, além de umas boas sobremesas. O restaurante que fomos se chama Caffe de San Pietro (clique para saber mais) e possui variedade com preço módico. Lá pudemos comer pratos italianos tradicionais sem pagar muito caro. Seguem as imagens dos pratos que pegamos


O de cima é o cappeleti enquanto o de baixo é o gnocci, ambos servidos com molho de tomate e queijo ralado. Além da massa especial que é a massa Italiana, o gosto do tomate, como já mencionei outras vezes, é muito peculiar nos pratos Italianos. Um destaque também para o queijo, que apesar de industrializado, também possui um sabor diferente dos que estamos acostumados aqui no Brasil.





Depois destes pratos, ainda tivemos uma sobremesa caprichada. Os italianos também são muito bons doceiros, suas tortas e principalmente, seus tradicionais tiramusùs, são excelentes. Eu comi uma torta de chocolate com nozes a minha esposa comeu o famoso Tiramusù, uma sobremesa preparada com café.


Mais tarde neste dia, ainda nos aventuramos muito por roma, conhecendo diversas fontes e monumentos, e terminando no famoso bairro gastronômico de Roma, o trasteveres. Pena que eu passei com muito presa pelo bairro e comi apenas um pedaço de pizza, mas vale a pena falar um pouco mais deste belo bairro. Mas isto será no próximo post! Por hoje é só, termino como sempre divulgando as melhores fotos que tirei! Abraços e um feliz natal a todos! Que tudo de bom ocorra na vida de vocês.







0 comentários:

Postar um comentário