Menu

domingo, 25 de dezembro de 2011

*Especial de Natal* Receita: Pavê Natalino (Pavê de Creme de Leite Condensado)

Ho ho ho, feliz natal a todos! A esta hora vocês devem estar em suas casas, aproveitando com suas famílias, descansando para o dia de amanhã. Minha intenção postando hoje é trazer para vocês uma deliciosa receita natalina, o pavê de creme de leite condensado que minha esposa prepara, carinhosamente apelidado de pavê natalino. Nós consumimos esta especialidade neste natal e mais uma vez pudemos comprovar a boa fama que leva esta sobremesa especial.

Características


Categoria Doces tradicionais
Tempo de preparo Aproximadamente 1 hora e 15 minutos
Rendimento Aproximadamente 20 porções
Complexidade Simples


Ingredientes


Preparar o pave natalino é bem simples, só precisa de um pouco de paciência. Você vai precisar de:


- 2 latas de creme de leite Nestlé
- 2 latas de leite moça Nestlé
- 2 medidas de lata contendo leite
- 100 ml de leite
- 1 pacote de biscoito champagne





Preparo


Abra as latas de leite condensado e de creme de leite e despeje em uma panela grande. Pegue as duas medidas de lata contendo leite e despeje na panela. Acenda o fogo em temperatura alta e misture tudo. Vá misturando sem parar (muito importante este detalhe) até que o creme começa a adquirir uma cor bege. Após um tempo cozinhando em temperatura alta, o creme começara a subir lentamente. A mistura deverá estar com esta aparência:


Quando o creme estiver quase transbordando a panela, abaixe o fogo para temperatura média/baixa. Continue sempre mexendo. É aqui que entra a paciência, você deverá continuar misturando por cerca de 30, 40 minutos, até a mistura adquirir uma textura mais densa. Você deverá usar seu bom senso para saber o ponto certo do creme, mas para facilitar, esta foto mostra como deverá estar a mistura ao final:


Quando o creme estiver denso, ele estará no ponto. Apague o fogo, reservando o creme. Pegue uma tigela pequena e despeje os 100 ml de leite. Você utilizará este leite para molhar os biscoitos champagne antes de montá-los no pavê.

Despeje uma quantidade de creme no recipiente ou forma onde ficará o pavê de uma maneira que cubra todo fundo do recipiente, como mostra a figura.


Em seguida, molhe os biscoitos e vá distribuindo uniformemente, um a um, por cima do creme, formando assim a primeira camada. É importante tomar cuidado para não quebrar os desmanchar os biscoitos após molha-los, pois eles ficam bem frágeis.


Caso a medida de um biscoito inteiro ultrapasse o limite do recipiente, quebre-o, utilizando a parte restante no andar de cima. 

No fim, todo recipiente deverá estar preenchido com as camadas do pavê. A camada final sempre deverá ser de creme, logo, se não houver espaço para colocar a camada final de creme, não coloque mais camadas de biscoito. O pavê deverá se parecer com este da figura:


Leve ao congelador por cerca de uma hora. Após este tempo, fica ao seu encargo deixar ou não no congelador. Se for deixar, ficará mais duro, parecendo sorvete. Se colocar na geladeira, o pavê ficará mais cremoso, mas deverá ser consumido mais rapidamente. Fica ao seu encardo como conservar!

Seguem mais umas fotos de como ficou o doce após servido.


Uma sobremesa barata e muito gostosa, garanto a vocês. Convido-os a experimentar e deixar seus comentários!

Desejo novamente um feliz natal a todos, um grande abraço nesta data especial, até a próxima. 







0 comentários:

Postar um comentário