Menu

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Pizza em Mônaco - Viagem Europa - 7º dia - Parte I

Boa noite para vocês que estão acompanhando o blog Mundo Gastronomic. Estou aqui para contar sobre o 7º dia da viagem, dia em que passamos por França e Mônaco, chegando à Itália ao fim do dia, ou seja, 3 países! Estou escrevendo o post de hoje um pouco tarde, mas isso só mostra o quanto sou persistente rs.

Nossa passagem pela França foi bem rápida. Saindo de Barcelona e chegando em Nice, na França, conforme descrevi no post de ontem, passamos por uma fábrica de perfumes e conhecemos um pouco da cidade, mas logo já estávamos indo em direção à de Mônaco.

Mônaco é um principado da França. A população que lá vive é muito rica, atualmente sendo composta principalmente por franceses. Lar de príncipes e princessas, como a Caroline de Mônaco, no mundo moderno sua principal fonte de renda é o turismo. É claro, é também o cenário do Circuito de Monte Carlo, um dos mais famosos circuítos de formula 1. A gastronomia do lugar é predominantemente francesa, mas como o principado é composto por povos de outros países da Europa como a Itália, era possível ver restaurantes variados.

Chegando em Mônaco fizemos um city tour básico, afinal acima de tudo eramos turistas, e logo fomos liberados para andar por conta própria e almoçar. Haviam várias opções de restaurantes, mas muitos eram caríssimos. Isto só podia acabar uma coisa: em Pizza. Não deu outra, encontramos uma Pizzaria Italiana show de bola onde pudemos satisfazer nossas vontades. Aliais, pizza foi o tipo de refeição que mais comemos nesta viagem, então é melhor ir se acostumando.

Chegando no restaurante, me esforçando ao máximo para ser compreendido, pedimos a pizza e enquanto aguardávamos, as bebidas, no meu caso um vinho Rose. Vale ressaltar um ponto: os Franceses não gostam muito de falar inglês. Alguns dizem que isto é boato, mas é a pura verdade. Para abordar um Frances, você tem que chegar com toda cautela, "Bonjour, parlez vous ingles?" (Bom dia, sabe falar Inglês?). É muito importante perguntar para a guia, ou procurar aprender antes, algumas palavras básicas para conseguir se comunicar apropriadamente.

Uma vez estabelecida a comunicação, admito que o atendimento estava um pouco demorado, mas foi correspondido com o bom vinho (apesar de não se comparar com a Cava deste post). Com um pouco de vinho tudo desce melhor então logo eu não estava mais me importando com esta leve frieza francesa.





Poucos minutos depois chegou a pizza. Como da última vez, pedimos uma pizza Four Seasons (quatro estações). Muito boa, mas mais uma vez não se compara com a que comemos em barcelona. Mas pelo menos essa veio muito bem servida. O preço também era bem acessível: 11 euros.


Ao final desta refeição, voltamos ao ônibus da excursão. Logo estávamos nos despedindo de Mônaco e pegando nossa rota para Itália. Sim, agora vamos falar sério. Este sim é um país gastronômico, a comida é quase uma religião. Lá, quando se faz uma refeição, você tem prato de salada, primeiro prato, segundo prato, sobremesa, tudo que tem direito. Prepare-se para nos próximos posts se empanturrar com os mais variados pratos!

No fim deste dia, já na Itália, comi um belo prato de macarronada. Se quem conhecer a verdadeira massa Italiana, venham amanhã!

Termino o post de hoje postando algumas fotos da bela Mônaco, com direito a guarda real! Até amanhã!







0 comentários:

Postar um comentário